quinta-feira, 25 de abril de 2024

‘FelizIdade’: residentes do ICEPi criam grupo para promover saúde de idosos em Vila Velha.

 

O dia a dia dos idosos que são atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) de Divino Espírito Santo, em Vila Velha, ganhou uma atividade nova em prol da saúde com a chegada da equipe de residentes em Saúde da Família do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). Os residentes do ICEPi criaram o grupo “FelizIdade”, que tem como principal objetivo promover encontros semanais, a fim de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Serão desenvolvidas atividades físicas para fortalecer os músculos, aumentar a coordenação motora e o equilíbrio dos idosos, além de realizarem brincadeiras, atividades cognitivas e até visitas externas.

Como parte da formação na residência, a fonoaudióloga Shayla Spalenza, a fisioterapeuta Salma Silva e a dentista Priscilla Bandeira precisavam criar um projeto inovador com base nas necessidades dos usuários da Unidade de Saúde. Ao analisar o território, elas perceberam que a principal demanda era um espaço para o acolhimento dos idosos.

“Eles tinham muitas questões de dores nos ombros, nas pernas, entre outras. Por conta da pandemia da Covid-19, acabaram desenvolvendo ansiedade para sair de casa. Agora, eles vêm, se divertem, brincam e tem sido bem legal porque temos tido muito retorno produtivo deles. Uma delas, por exemplo, chegou contando que agora consegue colocar a roupa no varal sem sentir dor”, relatou a fisioterapeuta e residente Salma Silva.

Atualmente, o ‘FelizIdade’ conta com cerca de 35 integrantes com idade acima de 60 anos, dos bairros Praia da Costa, Itapuã e Divino Espírito Santo.

A integrante do grupo e aposentada Alda Marize de Oliveira, de 61 anos, conta que teve diversos benefícios desde que começou com o grupo. Entre eles, sente menos dores nos braços e consegue fazer movimentos, que antes não conseguia.

“Toda semana são realizados exercícios diferentes. Melhorei muito os meus movimentos e sinto que minha memória tem melhorado. Eu também consigo me divertir muito aqui, além dos passeios que as meninas promovem. Já fomos até conhecer a Jubarte, em Vitória, em um grupo grande. Passamos o dia lá, fizemos lanche e tiramos muitas fotos”, contou a aposentada Alda Marize de Oliveira.

Formatura e continuidade do projeto

As residentes se formam no próximo dia 28 de fevereiro e precisarão deixar a USF. Mas quem dará prosseguimento ao grupo será a Equipe Multiprofissional (E-Multi), do Componente de Provimento, também do ICEPi, que começou a integrar a unidade no final de 2023.

“Fazer parte desse projeto foi um crescimento profissional enorme porque eu tinha acabado de sair da faculdade quando entrei na residência. Para mim foi um desafio muito grande porque eu não sabia o que uma fisioterapeuta faria na Estratégia de Saúde da Família e na Atenção Primária. Então, precisei adequar aquilo que eu aprendi a essa realidade”, afirmou Salma Silva.

A E-Multi é formada por uma fonoaudióloga, uma profissional de educação física e uma farmacêutica. De acordo com Luana Roberta Oliveira, fonoaudióloga e profissional do Provimento, elas já estão participando dos encontros para suavizar a transição das equipes para os pacientes.

“Agora, a gente tem essa missão de dar continuidade a esse trabalho belíssimo que as meninas começaram, por isso, já estamos fazendo esse processo junto com elas desde que entramos, a fim de criar esse vínculo com os pacientes e para que eles não sintam tanto a saída delas”, explicou a profissional do Provimento, Luana Roberta.

As pessoas idosas têm muitas necessidades, que vão além do tratamento de doenças. Por isso, projetos como esse são tão importantes para a promoção da saúde e o aumento da qualidade de vida dessas pessoas, mas também para a qualificação dos profissionais da saúde que sempre podem aprender e melhorar o serviço prestado à comunidade.

Matéria relacionada

Paulo Hartung: “confundir o mercado”?

Paulo Hartung: “confundir o mercado”?

"Paulo Hartung sempre lança um nome para confundir o mercado" Esse afirmação partiu de um marqueteiro político muito conhecido no Estado. Contudo, essas frases prontas não são regras e boa

João Neiva é o 1° município do estado a firmar acordo de cooperação técnica com Corregedoria Geral de Justiça para ações de regularização fundiária

João Neiva é o 1° município do estado a firmar acordo de cooperação técnica com Corregedoria Geral de Justiça para ações de regularização fundiária

    No último dia 16/04, em solenidade na câmara municipal, João Neiva se tornou a primeira cidade capixaba a firmar acordo com a Corregedoria Geral de Justiça – CGJ/ES,

InterAles: Assembleia Legislativa lança aplicativo para facilitar o acesso aos trabalhos da Casa

InterAles: Assembleia Legislativa lança aplicativo para facilitar o acesso aos trabalhos da Casa

  Agora os cidadãos capixabas podem acompanhar os trabalhos da Assembleia, opinar sobre projetos e consultar a legislação estadual por meio do aplicativo InterAles._   O acesso à informação e

Morre Jo Amado um incone do jornalismo no ES

Morre Jo Amado um incone do jornalismo no ES

    Um dos ícones do jornalismo capixaba, o jornalista Jô Amado faleceu após complicações de um AVC em São Paulo na última segunda-feira, 1 de abril.   Jô Amado

AULAS DE ARTES MARCIAIS PARA MENORES INFRATORES VIRA ALVO NA ALES

AULAS DE ARTES MARCIAIS PARA MENORES INFRATORES VIRA ALVO NA ALES

  Internos do IASE (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo), muitos deles homicidas e traficantes, estão recebendo aulas de artes marciais promovidas pelo Estádio, o que motivou uma nota

Saúde destina mais de 180 tipos de medicamentos a Mimoso do Sul

Saúde destina mais de 180 tipos de medicamentos a Mimoso do Sul

  Por intermédio de mobilizações da Secretaria da Saúde (Sesa), vítimas da enchente que devastou o município de Mimoso do Sul, no mês anterior, têm sido abastecidas com medicamentos, insumos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima