segunda-feira, 7 de julho de 2025

Cai o número de exames para detecção e prevenção do câncer de colo de útero no ES

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) emitiu um alerta para a queda da procura pelo exame que detecta o câncer de colo de útero conhecido como preventivo ou papanicolau. O cenário se agravou devido a pandemia, período em que a população se afastou dos consultórios médicos.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 2019, foram realizados mais de 185 mil exames no Estado. No ano seguinte, o número reduziu para 98 mil.

Já em 2021, a procura aumentou em torno de 28% com mais de 126.700 exames. Entretanto, apesar da melhora, o resultado ainda ficou abaixo do esperado quando comparado ao período antes da pandemia.

Após três anos do início da Covid-19 e com o retorno gradativo das mulheres às consultas de rotina, o Estado registrou um aumento de casos da doença. Só no ano passado, 485 mulheres foram diagnosticadas com o câncer de colo de útero.

O ginecologista Henrique Zacarias afirmou que a procura pelo exame caiu cerca de 40% desde o início da pandemia devido ao medo das pessoas contraírem a doença nos ambientes hospitalares.

“Tanto a procura pela vacinação contra a doença, que visa a prevenção, quanto a procura pelo exame preventivo, que visa a detecção, caíram cerca de 40%. É um cenário muito preocupante”, reforçou o médico.

O exame papanicolau é um procedimento de rastreamento de extrema importância para a detecção da doença ainda em seu estágio inicial. Já a vacina HPV quadrivalente é um mecanismo que reduz drasticamente as chances de desenvolver o problema.

Ambos os métodos são ofertados gratuitamente nas Unidades de Saúde do Estado.

Por que as mulheres devem fazer o exame ?

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher que vai muito além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O “Março Lilás” é o mês de conscientização, prevenção e combate ao câncer do colo de útero.

Toda a sensibilização da campanha Março Lilás está dedicada também ao rastreio precoce do câncer de colo uterino através da realização do exame citopatológico, pois o diagnóstico precoce do câncer no colo de útero pode salvar muitas vidas.

Este é um tipo de câncer que leva anos para se desenvolver e evoluir com presença e agravamento de lesões uterinas. Destaca-se ainda que na fase inicial pode não apresentar nenhum sintoma.

O exame citopatológico é o método de rastreamento eficaz, sendo capaz de reconhecer facilmente alterações celulares que são as principais precursoras do câncer no colo do útero.

Por isso, é importante que as mulheres busquem os serviços de saúde e realizem anualmente o exame Preventivo. Em especial, aquelas que já possuem vida sexual ativa e têm entre a faixa etária de 25 a 64 anos.

Matéria relacionada

Vitória recebe a 2a etapa Estadual de Jiu-jítsu, neste sábado (5), no Tancredão

Vitória recebe a 2a etapa Estadual de Jiu-jítsu, neste sábado (5), no Tancredão

A competição homenageia os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes UnidosO ginásio do Tancredão, em Vitória, recebe neste sábado (5), de 9 às 19

Hospital Jayme Santos Neves realiza primeiro mutirão do emprego com vagas para contratação imediata nesta sexta-feira (04)

Hospital Jayme Santos Neves realiza primeiro mutirão do emprego com vagas para contratação imediata nesta sexta-feira (04)

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, vai realizar, nesta sexta-feira (04), seu primeiro Mutirão do Emprego. A iniciativa tem como objetivos agilizar o processo seletivo e oferecer

EDP orienta sobre mudanças no desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica

EDP orienta sobre mudanças no desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica

Novas diretrizes foram estabelecidas pelo governo federal e entram em vigor a partir de 5 de julho; os beneficiados não precisam realizar qualquer ação em razão da mudança, que acontecerá

Influencer passa por cirurgia ocular após inflamação causada por lentes de contato

Influencer passa por cirurgia ocular após inflamação causada por lentes de contato

Paula Vaccari desenvolveu ceratite não infecciosa pelo uso prolongado do acessório. Cirurgia também corrigiu o grau de refração A influenciadora digital Paula Vaccari, esposa do cantor sertanejo Cristiano, usou suas

Ales insere federações em conselho de agência para atração de investimentos

Ales insere federações em conselho de agência para atração de investimentos

Emenda do presidente Marcelo Santos a projeto do governo aprovado pela Ales prevê que dois membros do Conselho de Administração da agência de investimentos sejam indicados pelo setor produtivo Aprovado

Câmaras municipais ganham rede de apoio criada pela Ales

Câmaras municipais ganham rede de apoio criada pela Ales

O presidente Marcelo Santos destacou que o objetivo da cooperação técnica é fortalecer o papel dos legisladores municipaisCom a presença de representantes das câmaras de vários municípios capixabas, a Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *