sexta-feira, 26 de junho de 2026

Casagrande veta PL que obrigava o governo a sinalizar câmeras de cerco eletrônico nas estradas capixabas

 

Projeto de Lei tinha sido aprovado por unanimidade na Assembleia.

 

O governador Renato Casagrande vetou totalmente o Projeto de Lei 95/2023, que previa a correta sinalização para auxiliar os condutores a diferenciar radar e câmeras de cerco eletrônico nas vias urbanas e rodovias de todo Estado.

Na justificativa do veto, o governador enfatizou que a regulamentação a respeito de sinalização de rodovias, seja federal ou estadual, só pode ser legislada pela União, atribuindo ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) a competência para edição de normas regulamentares das diretrizes da Política Nacional de Trânsito e os padrões a serem praticados por todas as entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

O deputado estadual Wellington Callegari, autor do projeto, questionou o veto e diz que o ato é irresponsável: “nosso projeto visa salvar vidas. Obviamente, não estamos estabelecendo normas que ultrapassem as competências de cada órgão, estamos querendo a correta sinalização para auxiliar os condutores a diferença radar das câmeras de cerco eletrônico. Será que o governador não está acompanhando os noticiários? Infelizmente, várias pessoas morreram por falta de sinalização nesses pontos. O condutor quer segurança e informação, isso é obrigação do Estado”.

O deputado também lembrou que o projeto foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia: “o veto do governo abre um precedente temerário e causa prejuízos não somente para os usuários das vias públicas, ele também arranha e compromete a autonomia política dos demais deputados. O projeto foi aprovado de forma unânime, porque a casa entendeu que se tratava de algo legal, urgente e extremamente necessário. Espero que a casa mantenha a coerência e derrube o veto”, apontou Callegari.

Na semana passada, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Espírito Santo (TRANSCARES), emitiu uma nota ao governador Renato Casagrande, solicitando a sanção do projeto: “Estamos convictos de que nosso Governador Renato Casagrande, sempre sensível às necessidades do setor de transportes, e, sobretudo, na preservação de vidas, sancionará e implementará a nova lei que traduz um grande avanço para a segurança de nossas rodovias”, dizia parte da nota.

Segundo informações, o veto deve ser lido e debatido nas próximas sessões da Assembleia Legislativa.

Matéria relacionada

João Neto & Frederico celebram os 136 anos de Cariacica: “Não vemos a hora de subir no palco”

João Neto & Frederico celebram os 136 anos de Cariacica: “Não vemos a hora de subir no palco”

A contagem regressiva para os próximos shows em comemoração aos 136 anos de Cariacica já começou. No próximo sábado (27), a partir das 23h, quem sobe ao palco no Parque

Palestra para MEIs sobre marketing digital está com inscrição aberta

Palestra para MEIs sobre marketing digital está com inscrição aberta

Micro e pequenos empreendedores de Vila Velha terão a oportunidade de aprimorar conhecimentos sobre o fortalecimento de sua presença digital no mercado e a implementação de novas estratégias para ampliar

Prefeitura de Vila Velha conquista 1º lugar do Brasil em Informação Contábil

Prefeitura de Vila Velha conquista 1º lugar do Brasil em Informação Contábil

Mais uma vez – e agora com desempenho de 100% nos requisitos avaliados – A Prefeitura de Vila Velha conquistou o 1º lugar do Brasil e da Região Sudeste no

Nova lei municipal amplia proteção e participação social na defesa dos idosos

Nova lei municipal amplia proteção e participação social na defesa dos idosos

Vila Velha avançou ainda mais na consolidação de políticas públicas voltadas à população idosa. Foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 17 de junho, a nova lei que

União Brasil define apoio ao Senado e coloca Joelma Costalonga como opção para vice no ES

União Brasil define apoio ao Senado e coloca Joelma Costalonga como opção para vice no ES

A convenção estadual do União Brasil no Espírito Santo reuniu cerca de 400 pessoas na manhã deste sábado, em Vitória, e marcou a eleição da nova diretoria da sigla para

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

A força do campo, os sabores da agricultura familiar e a valorização das tradições rurais marcaram o primeiro dia do Festival da Colheita, realizado nesta sexta-feira (19), na Praça Domingos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *