domingo, 25 de fevereiro de 2024

Câmara de Vitória aprova inclusão de símbolo de Síndrome de down em placas de prioridade

 

As placas de atendimento prioritário vão passar a ter o símbolo mundial da síndrome de down. A inclusão dessa imagem destaca a prioridade no atendimento dessas pessoas e está determinada no Projeto de Lei 271/2023 aprovado na Câmara de Vitória nesta segunda-feira (27/11).

O teor da matéria foi sugerido pelos alunos da escola Leonardo da Vinci que participaram da Sessão ordinária acompanhados pelo professor e ex-vereador Roberto Martins.

O presidente Piquet parabenizou os alunos pela iniciativa. “Parabéns aos alunos por estarem atentos à inserção das pessoas com deficiência na sociedade. O lugar da pessoa com deficiência não é escondido dentro de casa. É aqui, conosco, na Câmara, na rua, consumindo. Temos que respeitar as condições de saúde e as limitações que a vida deu para cada um. Hoje estamos construindo uma Vitória mais solidária”, destacou Piquet.

Os alunos Ilan Klein Bermudes e Maria Luiza Tebaldi Franco defenderam o Projeto de Lei e o processo democrático. Em seu discurso, Ilan Bermudes ressaltou que: “estamos representando nossa escola e muito felizes por participar desse evento para o qual nos preparamos desde o começo do semestre. Essa experiência é importantíssima para nosso desenvolvimento como indivíduos ativos no meio social em que estamos inseridos e alcancemos a democracia mais plena”.

Por sua vez, Maria Luiza Tebaldi Franco detalhou o objetivo do Projeto. “Nosso propósito é destacar a importância da inclusão das pessoas com síndrome de down emVitória. Essa condição tem a ver com nós e não apenas com eles. Mesmo no dia de hoje, as pessoas com síndrome de down enfrentam diariamente desafios, que são encarados (pelos outros) como coisa comum, algo corriqueiro. Isso decorre da falta de percepção das pessoas”, alertou, descrevendo algumas dificuldades físicas que as pessoas com síndrome de down enfrentam.

A aluna defendeu a necessidade da inclusão do símbolo nas placas para assegurar o atendimento prioritário e caminhar no sentido de uma sociedade mais igualitária.

O professor do Leonardo da Vinci e ex-vereador Roberto Martins agradeceu o apoio unânime dos vereadores ao projeto.

Homenagem – Durante A vereadora Karla Coser fez uma homenagem à diretora Roberta Fernandes e toda o elenco envolvido no documentário “Último Ato” sobre violência contra as mulheres. Foram homenageados: Roberta Fernandes, Cristiane Ferrari, Liliene da Conceição, Camila Costa, Norma Francisco, Marciane dos Santos, Sara Nichio, Janine Corrêa, Sabrina Feu e Rejane Arruda.

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Delegado Piquet (Republicanos), Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (PSD), Dalto Neves (PDT), Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Emanuel (Republicanos), Maurício Leite (Cidadania), Vinicius Simões (Cidadania).

Confira o que foi apreciado:

1 – Projeto de Lei n° 271/2023, processo n° 14055/2023

Ementa: Dispõe sobre a inserção nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da síndrome de down e dá outras providências.

Autores: vereadores Leandro Piquet, Mauricio Leite, Duda Brasil, Davi Esmael, André Moreira, Karla Coser, André Brandino, Vinicius Simões, Dalto Neves e Chico Hosquen.

APROVADO

2 – Projeto de Lei n° 288/2023, processo n° 14467/2023

Ementa: Institui e disciplina a concessão de abono na Câmara Municipal de Vitória em 2023.

Autores: vereadores Delegado Piquet, Anderson Goggi, Leonardo Monjardim, Mauricio Leite

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima