quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Profissionais celebram o Dia do Médico com relatos de trajetória e dedicação ao SUS

Do sonho de infância à trajetória de dedicação aos pacientes, o Sistema Único de Saúde (SUS) é construído por profissionais que têm na Medicina mais que uma carreira, uma missão de auxiliar no acesso à saúde e ao cuidado. No Dia do Médico, lembrado neste sábado (18), são muitas as histórias de quem se dedica para garantir o acolhimento e qualidade no atendimento e que vão além na oferta de promoção, prevenção e tratamento.

Presentes em diferentes níveis de atenção à saúde, os médicos que atuam nos programas do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) compartilham um mesmo propósito: transformar vidas por meio da inovação, da empatia no cuidado e do atendimento às pessoas, entregando serviços de saúde eficientes e resolutivos, baseados em boas práticas e priorização do bem-estar dos usuários. Cada história é um retrato do cuidado que move o SUS.

Pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), o médico de Família e Comunidade, Dr. João Victor Silva transformou o acompanhamento clínico em uma oportunidade de promoção do bem-estar. No município de Fundão, ele criou um grupo de caminhada com usuários e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Timbuí, com encontros semanais que incentivam o diálogo e alertam sobre a prevenção de doenças como depressão e ansiedade, trazendo os benefícios da prática de exercícios físicos.

“A Atenção Primária à Saúde (APS) é onde consigo ajudar as pessoas de verdade. Muitas vezes conhecemos suas famílias, suas casas e suas realidades. É assim que construímos uma relação de confiança e cuidado com os usuários”, compartilhou Dr. João Victor Silva.

Nos hospitais da rede própria estadual, o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) também reafirma a importância da garantia do cuidado com qualidade, por meio do trabalho dos profissionais.

É o caso da Dra. Ana Paula Scardua, médica no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica. No Núcleo Interno de Regulação (NIR), onde trabalha, afirma que vive a realização de um sonho. “Com o tempo, percebi que a medicina é muito mais do que tratar doenças, é estar presente nos momentos mais difíceis, oferecendo esperança e fazendo diferença real na vida das pessoas. Isso me toca profundamente. No NIR, descobri a importância da regulação como ferramenta essencial para garantir acesso, equidade e eficiência no cuidado”, relatou.

No Escritório de Gestão de Altas (EGA) do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, a médica Dra. Patrícia Saraiva, reforça a importância do olhar atento e do cuidado integral. “Nosso trabalho é centrado nas pessoas. Desde o primeiro dia de internação, buscamos identificar as necessidades de cada paciente e planejar uma alta segura, articulando a continuidade do cuidado com outros serviços da rede, quando necessário”, explicou a profissional.

 

Formação dos profissionais

Para que os médicos possam unir excelência técnica e sensibilidade humana, o ICEPi investe na educação permanente e em práticas inovadoras em saúde, inclusive na formação de especialistas.

No Qualifica-APS, as Residências em Saúde acontecem de forma descentralizada, levando formação e cuidado para as regiões do Estado, tanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS) quanto em hospitais e centros especializados. Os programas médicos incluem:

  • Medicina de Família e Comunidade
  • Psiquiatria – Região Metropolitana
  • Psiquiatria – Região Sul
  • Acupuntura
  • Clínica Médica
  • Medicina Intensiva
  • Neurocirurgia
  • Cirurgia Vascular
  • Neurologia

Além das residências, o Provimento atua na formação em serviço de médicos de Família e Comunidade, com aprimoramentos em Consultório na Rua em APS, Interprofissionalidade em Equipe Multiprofissional Ampliada na APS e Saúde da Família/APS.

Já o PGAQ oferece capacitações para profissionais nos hospitais da rede própria, voltadas à gestão do acesso e à melhoria da experiência do usuário por meio de metodologias inovadoras, garantindo o cuidado e a alta segura.

Matéria relacionada

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Um novo Projeto de Lei apresentado pela deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) reacendeu o debate sobre denúncias falsas no contexto das relações familiares. Protocolada em 14 de outubro, a proposta

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

A eleição da Associação de Moradores de Vale Encantado, realizada neste domingo, reuniu 754 votantes e definiu a nova diretoria que comandará a entidade nos próximos anos. A disputa contou

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

A Pega no Samba, agremiação do Bairro Consolação, Vitória (ES), com uma história relevante do nosso carnaval, será alvo de uma justa homenagem do deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia

Corrida da Cidadania da Ales alia atividade física e solidariedade

Corrida da Cidadania da Ales alia atividade física e solidariedade

O dia 23 de novembro será mais um marco na história dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Pela primeira vez, a Casa realiza uma corrida de

UnAC encerra 2025 com Silvio Meira

UnAC encerra 2025 com Silvio Meira

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) se prepara para um dos momentos mais marcantes de seu calendário institucional: a Solenidade de Encerramento do Ano Letivo de 2025, que será realizada no

Vila velha registra maior evolução no ambiente de negócios do Estado

Vila velha registra maior evolução no ambiente de negócios do Estado

Vila Velha voltou a subir a régua no cenário econômico capixaba. A nova edição do Indicador do Ambiente de Negócios (IAN) 2025, divulgado pela Findes, confirmou: o município teve a