quinta-feira, 25 de junho de 2026

Médico é indiciado por morte de bebê de 35 dias em Vila Velha

A Polícia Civil indiciou por homicídio culposo – quando não há intenção de matar – o pediatra investigado pela morte de um bebê de 35 dias durante uma consulta de rotina em uma clínica particular em Vila Velha.

As investigações da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) apontaram que o médico manipulou o bebê de forma imprudente durante a limpeza da criança, o que levou à broncoaspiração do leite materno recém-ingerido. O caso aconteceu em julho deste ano, e as informações foram repassadas na tarde dessa quarta-feira (26).

O delegado-adjunto da DPCA, Glalber Queiroz, explicou que a família, que é de Aracruz, no Norte do Estado, levou o bebê, que estava com suspeita de refluxo gástrico, a uma consulta com o profissional que é referência na área.

Ao iniciar o atendimento, o bebê chorou bastante. O médico orientou que a mãe o amamentasse, o que durou cerca de 20 minutos. Ao retornar ao consultório, o pediatra percebeu que o bebê havia evacuado e o levou até a pia para limpá-lo.

“Apuramos, durante a investigação, que o médico teria manipulado o bebê de forma indevida neste momento, que o levou a broncoaspirar o próprio leite materno que ele havia acabado de ingerir. Ele foi colocado em uma posição de barriga para baixo, com a cabeça para baixo. Ele vomitou e broncoaspirou o próprio vômito”.

Segundo as investigações, a limpeza durou cerca de dois minutos. Quando o médico o colocou novamente na maca, o bebê estava cianótico (com a pele roxa) e já não chorava mais. “Neste momento ele iniciou uma manobra de reanimação”, disse o delegado.

Além de ser indiciado por homicídio culposo, o pediatra é acusado de se omitir no atendimento após o bebê apresentar piora e durante a atuação do Samu, que foi acionado para socorro.

“Assim que a equipe do Samu chegou ao local, o médico se evadiu. Não passou nenhum tipo de informação para o Samu”, apontou o delegado. O bebê veio a óbito cerca de 1h30 após o início do atendimento do Samu.

Em nota, os escritórios dos advogados David Metzker, Mário de Oliveira Filho e Rodrigo Faucz, que fazem a defesa do pediatra, informam que o atendimento prestado observou integralmente os preceitos médicos aplicáveis.

“A defesa mantém plena confiança no Judiciário para que os fatos sejam analisados e a situação seja esclarecida de forma definitiva”.

ENTENDA O CASO
Um bebê de 35 dias morreu durante atendimento em uma clínica particular no Centro de Vila Velha, em julho deste ano.
Os pais, que eram de Aracruz, buscaram o atendimento porque o recém-nascido apresentava sinais de refluxo.
Após orientar a mãe a amamentar o bebê, o pediatra notou que a criança havia defecado e a levou até a pia, dentro de seu consultório, para limpá-la.
Segundo o inquérito, o médico colocou o bebê de barriga para baixo e com a cabeça inclinada para baixo.
Nessa manobra, o bebê vomitou e broncoaspirou o leite materno, entrando rapidamente em quadro de cianose.
O pediatra iniciou manobras para reanimação e chamou o Samu.
A criança foi atendida por cerca de 1h30 pelas equipes do Samu, mas não resistiu.

Indiciamento
A Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou o pediatra por homicídio culposo, que é quando não há intenção de matar.

Imprudência e negligência
O delegado afirmou que o médico pediatra agiu de forma imprudente e negligente.

Imprudente ao manipular o bebê de maneira inadequada
Negligente ao não acompanhar o atendimento do Samu e não fornecer informações essenciais.

O inquérito aponta omissão no acompanhamento do Samu e ausência de informações essenciais durante o socorro.

Matéria relacionada

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) pela morte do engenheiro João Paulo Sampaio dos Reis, de 47 anos, ocorrida em um acidente de tirolesa no Morro do

Cariacica celebra 136 anos com desfile cívico na Avenida Expedito Garcia nesta quarta-feira

Cariacica celebra 136 anos com desfile cívico na Avenida Expedito Garcia nesta quarta-feira

Cariacica vai comemorar os 136 anos de emancipação política com um desfile cívico na quarta-feira (24), às 8h30, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. O evento reunirá estudantes, instituições,

Greve nacional dos garis é suspensa após assembleia e lixo volta a ser recolhido no ES

Greve nacional dos garis é suspensa após assembleia e lixo volta a ser recolhido no ES

A greve nacional dos garis que teve início nesta segunda-feira (22) foi suspensa um dia depois após uma reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT-Contracs

Triatletas capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade

Triatletas capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), alcançaram resultados expressivos no último sábado (20) durante a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro

Garis vão fazer passeata e dizem que greve será mantida em mais de 20 cidades do ES

Garis vão fazer passeata e dizem que greve será mantida em mais de 20 cidades do ES

Garis e coletores de lixo em todo o País estão em greve desde esta segunda-feira (22). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e