terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

STF notifica Assembleia e deputados vão decidir na segunda-feira se Assumção fica preso

 

O Supremo Tribunal Federal (SFT) enviou comunicado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), informando sobre a prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL). A assessoria da Corte confirmou a informação à reportagem.

O parlamentar foi preso por policiais federais, na noite de quarta-feira (28), por conta de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), informou que tomou conhecimento às 20h35 do comunicado enviado, por e-mail pelo STF, às 19h28. Na notificação, foi anexado o despacho do ministro e cópia da decisão que determinou a prisão preventiva do parlamentar.

Na quinta-feira (29), o deputado estadual passou por audiência de custódia e a prisão do parlamentar foi mantida.

O que acontece agora com a notificação da prisão do parlamentar?

Na própria nota enviada pela assessoria do presidente da Ales, é informado que o comunicado feito pelo STF atende o parágrafo segundo, do artigo 53, da Constituição Federal, repetido no parágrafo segundo do artigo 51, da Constituição Estadual do Espírito Santo, que dá o prazo de 24 horas para que os deputados sejam comunicados da prisão.

Por este dispositivo, os deputados estaduais teriam que votar sobre a prisão de Capitão Assumção. O parágrafo dispõe que a decisão acontece por maioria dos votos. A Ales é composta por 30 parlamentares. Desta forma, para ser solto o deputado precisaria do voto de 15 colegas contra a prisão.

O presidente da Ales determinou que a Procuradoria-Geral da Casa de Leis analise e oriente qual o procedimento que deve ser adotado a partir do comunicado do Supremo.

“Considerando tratar-se de procedimento incomum na Ales, e por não constar qualquer disciplinamento em nosso Regimento Interno, determinei em caráter de urgência que a nossa Procuradoria-Geral dedique-se a analisar e orientar o procedimento que deve ser adotado e que será levado para o conhecimento dos demais Deputados em reunião que ocorrerá na manhã da segunda-feira (4)”, informou Marcelo Santos.

“A urgência da situação apresentada com a restrição da liberdade do Deputado não nos permite agir de forma açodada e, eventualmente, descumprir qualquer norma processual, garantia constitucional ou em desacordo com entendimentos anteriores do próprio STF”, justificou o presidente da Ales.

Marcelo Santos ainda reforçou que a Assembleia Legislativa vai continuar observando os acontecimentos com cautela e agindo com respeito às prerrogativas e garantias constitucionais do Deputado Capitão Assumção e dos demais parlamentares.

O que dizem os artigos

Artigo 52, parágrafo segundo da Constituição Federal

Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

 

Artigo 51, parágrafo segundo da Constituição Estadual do Espírito Santo

O Deputado é inviolável, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 2º – Desde a expedição do diploma, o Deputado não poderá ser preso, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Assembleia Legislativa, que resolverá, pelo voto da maioria de seus membros, sobre a prisão.

Matéria relacionada

Abertura do ano legislativo reúne Poderes e instituições na Assembleia

Abertura do ano legislativo reúne Poderes e instituições na Assembleia

Com um plenário lotado de deputados, chefes de Poder e autoridades, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) abriu nesta segunda-feira (2) os trabalhos legislativos de 2026. A sessão solene

Escolas municipais de Vila Velha voltam às aulas nesta quarta-feira

Escolas municipais de Vila Velha voltam às aulas nesta quarta-feira

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino da Prefeitura de Vila Velha terá início na nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, com retorno das atividades presenciais em

Mulher morre em acidente envolvendo três veículos na Serra

Mulher morre em acidente envolvendo três veículos na Serra

Uma mulher de 46 anos, identificada como Dersiane Mendes Guimarães Pimentel, morreu após um acidente envolvendo um guincho e mais dois veículos na manhã desta segunda-feira (2). O acidente ocorreu

Fevereiro será de temperaturas acima da média e menos chuva no ES

Fevereiro será de temperaturas acima da média e menos chuva no ES

O mês de fevereiro deve trazer menos chuvas e mais calor para todo o Espírito Santo. É o que alerta o  Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Protesto interrompe circulação de trem e viagens são suspensas nesta segunda

Protesto interrompe circulação de trem e viagens são suspensas nesta segunda

Um protesto bloqueou a linha férrea que conecta Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Cariacica, no Espírito Santo. A manifestação popular teve início na tarde de domingo (1º), na altura

Balé, karatê, natação e muito mais: Cariacica abre mais de 800 vagas gratuitas para atividades físicas

Balé, karatê, natação e muito mais: Cariacica abre mais de 800 vagas gratuitas para atividades físicas

Quem quer começar o mês se movimentando já pode se preparar: a Prefeitura de Cariacica vai abrir, a partir da próxima segunda-feira (2), mais de 800 vagas gratuitas para atividades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *