sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

STF notifica Assembleia e deputados vão decidir na segunda-feira se Assumção fica preso

 

O Supremo Tribunal Federal (SFT) enviou comunicado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), informando sobre a prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL). A assessoria da Corte confirmou a informação à reportagem.

O parlamentar foi preso por policiais federais, na noite de quarta-feira (28), por conta de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), informou que tomou conhecimento às 20h35 do comunicado enviado, por e-mail pelo STF, às 19h28. Na notificação, foi anexado o despacho do ministro e cópia da decisão que determinou a prisão preventiva do parlamentar.

Na quinta-feira (29), o deputado estadual passou por audiência de custódia e a prisão do parlamentar foi mantida.

O que acontece agora com a notificação da prisão do parlamentar?

Na própria nota enviada pela assessoria do presidente da Ales, é informado que o comunicado feito pelo STF atende o parágrafo segundo, do artigo 53, da Constituição Federal, repetido no parágrafo segundo do artigo 51, da Constituição Estadual do Espírito Santo, que dá o prazo de 24 horas para que os deputados sejam comunicados da prisão.

Por este dispositivo, os deputados estaduais teriam que votar sobre a prisão de Capitão Assumção. O parágrafo dispõe que a decisão acontece por maioria dos votos. A Ales é composta por 30 parlamentares. Desta forma, para ser solto o deputado precisaria do voto de 15 colegas contra a prisão.

O presidente da Ales determinou que a Procuradoria-Geral da Casa de Leis analise e oriente qual o procedimento que deve ser adotado a partir do comunicado do Supremo.

“Considerando tratar-se de procedimento incomum na Ales, e por não constar qualquer disciplinamento em nosso Regimento Interno, determinei em caráter de urgência que a nossa Procuradoria-Geral dedique-se a analisar e orientar o procedimento que deve ser adotado e que será levado para o conhecimento dos demais Deputados em reunião que ocorrerá na manhã da segunda-feira (4)”, informou Marcelo Santos.

“A urgência da situação apresentada com a restrição da liberdade do Deputado não nos permite agir de forma açodada e, eventualmente, descumprir qualquer norma processual, garantia constitucional ou em desacordo com entendimentos anteriores do próprio STF”, justificou o presidente da Ales.

Marcelo Santos ainda reforçou que a Assembleia Legislativa vai continuar observando os acontecimentos com cautela e agindo com respeito às prerrogativas e garantias constitucionais do Deputado Capitão Assumção e dos demais parlamentares.

O que dizem os artigos

Artigo 52, parágrafo segundo da Constituição Federal

Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

 

Artigo 51, parágrafo segundo da Constituição Estadual do Espírito Santo

O Deputado é inviolável, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 2º – Desde a expedição do diploma, o Deputado não poderá ser preso, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Assembleia Legislativa, que resolverá, pelo voto da maioria de seus membros, sobre a prisão.

Matéria relacionada

Servidora do INSS suspeita até de aposentar morto em fraude de R$ 200 mil

Servidora do INSS suspeita até de aposentar morto em fraude de R$ 200 mil

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Illicitus, para desarticular um esquema de fraudes na concessão de benefícios previdenciários, no Espírito Santo. Foram cumpridos cinco mandados de busca

Mais de 600 professores aprovados em concurso são nomeados para atuarem em Cariacica

Mais de 600 professores aprovados em concurso são nomeados para atuarem em Cariacica

Mais de 600 professores aprovados no Concurso Público, Edital nº01/2024 , foram nomeados para atuarem na rede municipal de ensino de Cariacica. As nomeações foram divulgadas no Diário Oficial de

Regulamentada lei que proíbe fogos de artifício com estampido em todo o ES

Regulamentada lei que proíbe fogos de artifício com estampido em todo o ES

O Governo do Estado do Espírito Santo publicou, na última terça-feira (09), o Decreto nº 6.257-R/2025, que regulamenta a Lei Estadual nº 11.703/2022 que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, queima e

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

A greve de ônibus, que poderia acontecer no Espírito Santo a partir desta quinta-feira (11), está cancelada. Em assembleia, realizada nesta quarta-feira, os rodoviários aceitaram a proposta de reajuste salarial

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

A gestão de Cariacica segue acumulando reconhecimentos pela qualidade, integridade e compromisso com a transparência. Nesta quarta-feira (10), o município recebeu mais um Selo Diamante, desta vez concedido pelas entidades

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Um polo de inovação que terá atividades por toda a cidade foi lançado em Vila Velha na 28ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *