segunda-feira, 30 de junho de 2025

STF notifica Assembleia e deputados vão decidir na segunda-feira se Assumção fica preso

 

O Supremo Tribunal Federal (SFT) enviou comunicado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), informando sobre a prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL). A assessoria da Corte confirmou a informação à reportagem.

O parlamentar foi preso por policiais federais, na noite de quarta-feira (28), por conta de um mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), informou que tomou conhecimento às 20h35 do comunicado enviado, por e-mail pelo STF, às 19h28. Na notificação, foi anexado o despacho do ministro e cópia da decisão que determinou a prisão preventiva do parlamentar.

Na quinta-feira (29), o deputado estadual passou por audiência de custódia e a prisão do parlamentar foi mantida.

O que acontece agora com a notificação da prisão do parlamentar?

Na própria nota enviada pela assessoria do presidente da Ales, é informado que o comunicado feito pelo STF atende o parágrafo segundo, do artigo 53, da Constituição Federal, repetido no parágrafo segundo do artigo 51, da Constituição Estadual do Espírito Santo, que dá o prazo de 24 horas para que os deputados sejam comunicados da prisão.

Por este dispositivo, os deputados estaduais teriam que votar sobre a prisão de Capitão Assumção. O parágrafo dispõe que a decisão acontece por maioria dos votos. A Ales é composta por 30 parlamentares. Desta forma, para ser solto o deputado precisaria do voto de 15 colegas contra a prisão.

O presidente da Ales determinou que a Procuradoria-Geral da Casa de Leis analise e oriente qual o procedimento que deve ser adotado a partir do comunicado do Supremo.

“Considerando tratar-se de procedimento incomum na Ales, e por não constar qualquer disciplinamento em nosso Regimento Interno, determinei em caráter de urgência que a nossa Procuradoria-Geral dedique-se a analisar e orientar o procedimento que deve ser adotado e que será levado para o conhecimento dos demais Deputados em reunião que ocorrerá na manhã da segunda-feira (4)”, informou Marcelo Santos.

“A urgência da situação apresentada com a restrição da liberdade do Deputado não nos permite agir de forma açodada e, eventualmente, descumprir qualquer norma processual, garantia constitucional ou em desacordo com entendimentos anteriores do próprio STF”, justificou o presidente da Ales.

Marcelo Santos ainda reforçou que a Assembleia Legislativa vai continuar observando os acontecimentos com cautela e agindo com respeito às prerrogativas e garantias constitucionais do Deputado Capitão Assumção e dos demais parlamentares.

O que dizem os artigos

Artigo 52, parágrafo segundo da Constituição Federal

Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

 

Artigo 51, parágrafo segundo da Constituição Estadual do Espírito Santo

O Deputado é inviolável, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 2º – Desde a expedição do diploma, o Deputado não poderá ser preso, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Assembleia Legislativa, que resolverá, pelo voto da maioria de seus membros, sobre a prisão.

Matéria relacionada

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Embarcações de diferentes modelos e tamanhos percorreram a baía de Vitória, na manhã deste domingo (29), em homenagem a São Pedro.A procissão marítima, realizada há quase um século, encerrou os

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Um homem de 35 anos foi preso após manter a mulher em cárcere privado e esfaqueá-la na frente de policiais na tarde desse domingo (29) no bairro Aribiri, em Vila

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Atenção, moradores de Vila Palestina e região! Neste sábado (28) tem festa boa chegando por aí com direito a show de Flavia Mendonça! A partir das 18h30, a Prefeitura de

Médicos alertam sobre riscos de cirurgia para mudar cor dos olhos, febre entre influenciadores

Médicos alertam sobre riscos de cirurgia para mudar cor dos olhos, febre entre influenciadores

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou uma nota se posicionando sobre os graves riscos relacionados ao procedimento de ceratopigmentação ou tatuagem nos olhos — cirurgia que as influenciadoras Maya

Geovani, ídolo de Vasco e Desportiva, é internado em estado grave

Geovani, ídolo de Vasco e Desportiva, é internado em estado grave

O capixaba Geovani Silva, ídolo do Vasco e da Desportiva, sofreu uma parada cardiorrespiratória na última quinta-feira (26) e precisou ser internado na UTI.O ex-jogador, que também tem história na

Praça do Papa sedia 97ª edição da Festa de São Pedro, em Vitória

Praça do Papa sedia 97ª edição da Festa de São Pedro, em Vitória

Tradicional ponto de lazer e festejos de Vitória, a Praça do Papa, localizada na Enseada do Suá, é conhecida por sua beleza e capacidade para receber grandes eventos. A partir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *