sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Drogas: Comissão presidida por Denninho na Ales recebe delegados que falam sobre combate ao tráfico.

A Polícia Federal no Espírito Santo apreendeu mais de 2 toneladas de cocaína no último ano e a força-tarefa da segurança recolheu outros 435 quilos da droga desde 2020. A Polícia Civil capixaba foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo, na noite deste domingo, com a apreensão do fentanil pela primeira vez no Brasil. É a droga que mais mata nos Estados Unidos atualmente.

Esses são só alguns dados importantes que foram mostrados nesta segunda-feira (20), durante a reunião da Comissão de Política Sobre Drogas, presidida pelo deputado Denninho Silva (União), na Assembleia Legislativa, da qual participaram como convidados os delegados Eugênio Ricas, superintendente da Polícia Federal no ES, Tarcísio Otoni e Larissa Lacerda, do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil.

Eugênio Ricas informou que só no ano passado, a PF apreendeu 2,5 toneladas de cocaína no Estado. A maior parte da droga tinha a Europa como destino. “O Espírito Santo entrou definitivamente na rota do tráfico internacional de cocaína”, apontou o delegado.

Ele também falou sobre as apreensões feitas pela força-tarefa da segurança, formada pela PF, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil, Militar e Penal e pelas Guardas Municipais. A força-tarefa, formada em 2020, já recolheu 435 quilos de cocaína, 59 armas e 20 munições.

Ricas ressaltou que, além de realizar a apreensão, é necessário focar na “descapitalização” das organizações criminosas, com o bloqueio de contas e apreensão de patrimônio, além de investigar crimes financeiros, como a lavagem de dinheiro do tráfico.

O presidente da Comissão, deputado Denninho Silva, perguntou ao convidado sobre os principais desafios no combate ao tráfico. Ricas respondeu que um dos principais é o _modus operandi_ (do latim, modo de operação) dos traficantes. As organizações criminosas, por exemplo, usam mergulhadores para esconderem drogas dentro de grandes embarcações com destino internacional.

“A organização se vale de mergulhadores profissionais, que desparafusam a caixa de mar do navio e escondem a droga. Toda essa operação é feita à noite. É muito complexo”, explicou.

Denninho também questionou sobre as principais estratégias para combater o tráfico. O superintendente da PF respondeu que, em primeiro lugar, a prevenção. Em segundo lugar, o investimento em inteligência, tecnologia e cooperação entre as forças de segurança.

*Fentanil*

Outro assunto debatido durante a reunião foi a apreensão de fentanil no Espírito Santo. Foi a primeira vez que a droga, que já é a que mais mata nos Estados Unidos, foi apreendida no Brasil. O chefe do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), delegado Tarcísio Otoni, informou que ela é 100 vezes mais forte que a morfina e 50 vezes mais que a heroína.

A apreensão feita pela Polícia Civil capixaba chamou a atenção das autoridades americanas. A operação foi tema de reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, na noite do último domingo e ganhou destaque internacional, entrevistando também a maior agência de combate às drogas do mundo, a DEA.

A reportagem motivou o deputado Denninho a protocolar, nesta segunda-feira, Projeto de Lei (PL 220/2023) que proíbe a comercialização e a utilização do fentanil para fins ilícitos no Estado. O deputado Coronel Weliton (PTB), vice-presidente da Comissão de Política Sobre Drogas, fez a leitura do projeto durante a reunião do colegiado. O projeto já está tramitando na Casa de Leis.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima