domingo, 25 de fevereiro de 2024

Viana comemora festa do divino Espírito Santo com shows nacionais

 

 

Um dos símbolos de fé e cultura mais tradicionais de Viana chega a 206ª edição. A Festa do Divino Espírito Santo, que acontece entre 14 e 28 de maio, conta com uma programação repleta de religiosidade e história, além da cultura que molda a identidade do município.

A programação religiosa começa no próximo domingo (14), com hasteamento da bandeira do Divino, às 19h30. A novena do Espírito Santo terá início no dia 19 e segue até o dia 28, na Solenidade de Pentecostes.

Já a programação cultural acontece a partir do dia 25. Com atrações locais e nacionais, o evento vai reunir forró e muito sertanejo. Entre as principais atrações do festival estão César Menotti & Fabiano, Léo Chaves e Alemão do Forró. Os shows acontecem no Parque de Exposições, em Viana Sede.

O festival traz ainda o Magic Park, um parque de diversões com brinquedos como caribe, roda gigante, barco pirata, montanha-russa infantil, tagadá, autopista, trem fantasma e carrossel para agitar o público, um espaço para empreendedorismo vianense e a presença de cervejarias artesanais que vão integrar o Polo Cervejeiro da cidade.

A festa de rodeio não fica de fora. Uma grande disputa com peões renomados do cenário nacional de rodeio será mais uma atração da festa. A competição será realizada em uma Arena Completa, ao estilo americano, instalada no Parque de Exposições.

Empreendedores poderão expor produtos

A festa também tem espaço para o empreendedorismo. A festividade terá um espaço dedicado para a Feira do Empreendedor, com 50 estandes dedicados ao artesanato, gastronomia, economia solidária, agroindústria e micro e pequenas empresas na área interna do evento.

Os estandes localizados na área interna do evento serão destinados apenas a empreendedores inscritos neste edital. A seleção dos expositores vai priorizar empreendedores de Viana.

Cervejarias artesanais estarão no evento

Além dos estandes de empreendedores de alimentação, artesanato e agroindústria, também contaremos com estandes voltados para cervejarias artesanais. Cervejarias artesanais parceiras que vão integrar o Polo Cervejeiro já confirmaram presença no evento.

Festa tem origem portuguesa

Os festejos acontecem 50 dias após o Domingo de Páscoa e o encerramento ocorre no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.

A festa também tem suas raízes em Portugal, em suas nove ilhas de Açores. A celebração teve origem na promessa da rainha, D. Isabel de Aragão, por volta de 1320.

A Rainha teria prometido ao Divino Espírito Santo peregrinar o mundo com uma cópia da coroa e uma pomba no alto da coroa, que simboliza o rito, arrecadando donativos em benefício da população pobre, caso o esposo, o rei D. Dinis, fizesse as pazes com seu filho legítimo, D. Afonso, herdeiro do trono.

Segundo os documentos, D. Isabel não se conformava com o confronto entre pai e filho legítimo em vista da herança pelo trono, pois era desejo do rei que a coroa portuguesa passasse, após sua morte, para seu filho bastardo, Afonso Sanches.

Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela paz entre seu esposo e seu filho. A interferência da rainha teria evitado um conflito armado, denominado a Peleja de Alvalade. Seus maiores símbolos são a bandeira vermelha e a pomba branca.

A Festa do Divino começou a ser celebrada no Brasil por volta de 1765, trazida por portugueses principalmente para as áreas de mineração do ouro. Em Viana, a importante manifestação cultural foi trazida por colonos que povoaram o município no século XIX e reverberam até a atualidade, dois séculos depois.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima