domingo, 25 de fevereiro de 2024

São Mateus conquista selo de Indicação Geográfica da pimenta-rosa e produtores esperam expandir vendas

 

O Espírito Santo é o maior produtor e exportador de pimenta-rosa (aroeira) do Brasil. São Mateus, na Região Norte, é responsável por mais da metade da produção do estado e recentemente recebeu a Indicação Geográfica (IG), que garante o selo de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país e atende todas as exigências do mercado.

A concessão da indicação publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fortalece o nome do município nos mercados nacional e internacional.

A produção é voltada principalmente para exportação, sendo consumida em mercados como os da Europa, Ásia e Estados Unidos. Devido à valorização no exterior, a pimenta-rosa passou a figurar como um dos principais produtos na pauta de exportação capixaba.

São Mateus é grande polo de produção e processamento, líder nas técnicas de manejo da espécie e considerado o maior produtor e exportador mundial desde 2012, além de ser reconhecido, em 2020, como capital estadual das especiarias, de acordo com a documentação enviada pela Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (NATIVA).

Em 2016, por exemplo, a produção capixaba chegou a cerca de 300 toneladas por ano, sendo 200 colhidas apenas em São Mateus.

O cultivo teve início há cerca de 20 anos, como complementação de renda das pessoas que viviam da pesca e da cata do caranguejo, tendo grande sucesso produtivo. Esse êxito se deve às condições da região litorânea onde se localiza o município, com solo bem drenado e arenoso, bem como às características da produção que favorecem seu desenvolvimento, tendo custo relativamente baixo.

Deve-se destacar ainda a qualidade do produto, que influencia diretamente na notoriedade de São Mateus. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a pimenta-rosa da cidade possui qualidade superior e menor toxicidade que a especiaria produzida em outras regiões.

Ana Paula Martin, uma das produtoras beneficiadas com o selo, destacou a possibilidade de expandir os negócios com a certificação.

“É a garantia do mercado e a garantia também da qualidade dos nossos produtos e o reconhecimento em todo âmbito nacional e internacional”, disse a produtora.

A certificação também aumenta a responsabilidade dos produtores, que precisam manter o alto padrão do produto.

“Tem que ter pessoas dentro da associação, uma organização, um bom controle de qualidade para poder manter essa fama, essa qualidade, e a gente não correr o risco de ficar uma indicação geográfica engavetada e sem uso ou vir a perder esse selo”, disse Fabiana Ruas, técnica do Incaper.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima