sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Findes abre 100 vagas para curso gratuito para mulheres no ES; veja como se inscrever

 

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Senai Tech pras Manas. Ao todo, são 100 vagas gratuitas para o curso Programação Web, distribuídas nos municípios de Vila Velha, Aracruz, Colatina e São Mateus. As vagas são oferecidas nas unidades do Senai por meio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O programa é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. O pré-cadastro pode ser realizado no site https://senaies.com.br/senaiprasmanas/. As aulas começam no dia 04 de setembro.

“Acredito na força da mulher em conquistar os seus espaços e fazer a diferença na transformação do mundo. E a Findes, nesses 65 anos de existência, tem esse propósito de transformar vidas. A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para ajudar mulheres em vulnerabilidade social a se tornarem mais independentes, confiantes e capazes de tomar decisões e alcançar seus objetivos no mercado de trabalho”, afirma a presidente da Findes, Cris Samorini.

O programa conta com a parceria do Instituto Oportunidade Brasil (IOB) e a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), que juntos com a Findes e o Senai acreditam que o programa vai estimular a participação feminina no mercado de trabalho de tecnologia e o de suprir uma demanda crescente por profissionais nessa área.

Com o curso, de carga horária de 200 horas, as alunas terão noções básicas sobre língua portuguesa, matemática e informática básica, e desenvolverão capacidades técnicas e socioemocionais para codificação de interfaces baseadas em UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) em aplicações web, considerando as necessidades do usuário. Além disso, as aulas serão voltadas para codificação front-end e abordará conceitos de Lógica de Programação, HTML, CSS, JavaScript, frameworks, dentre outros.

São 25 vagas distribuídas em cada unidade do Senai: Vila Velha, Aracruz, Colatina e São Mateus.

Tecnologia em alta

Em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos no país, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área, segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). O salário inicial é de R$ 2.400,00.

Contanto, faltam profissionais e faltam ainda mais profissionais mulheres. De acordo com levantamento da Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres, o público feminino corresponde a apenas 17% do total de programadores.

“Não vamos só capacitá-las, vamos ajudá-las a conquistar uma oportunidade de emprego. Estamos trabalhando com parceiros que apoiam a iniciativa e acreditam no potencial dessas mulheres”, ressalta Samorini.

2ª edição Senai Tech pras Manas – Curso Programação Web

Público-alvo: mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos.

Carga horária: 200 horas.

Início das aulas: agosto.

Ofertado nas unidades do Senai: Vila Velha, Aracruz, Colatina e São Mateus.

Período: noturno.

Vagas: 25 por unidade.

Conteúdo do curso: noções básicas de língua portuguesa, matemática e informática básica. Desenvolvimento técnico e socioemocional para codificação de interfaces baseadas em UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) em aplicações web, considerando as necessidades do usuário, além de codificação front-end e conceitos de Lógica de Programação, HTML, CSS, Javascript, Frameworks, dentre outros.

Inscrições: pré-cadastro no site https://senaies.com.br/senaiprasmanas/

Documentação necessária: documento com foto, comprovante de residência e uma declaração de próprio punho atestando baixa renda.

Endereço das unidades Senai:

Senai Vila Velha

Endereço: Rodovia Darly Santos 2655 Polo Empresarial – Novo Mexico

Senai Aracruz

Endereço: R. Ephifânio Pontin, 985 – Vila Nova

Senai Colatina

Endereço: Rod. do Café – Morada do Sol, Colatina

Senai São Mateus

Endereço: Av. Dom José Dalvit, 100 – Santo Antonio

Matéria relacionada

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Prefeitura de Vitória vai lançar concurso com 100 vagas para Guarda Municipal.

Prefeitura de Vitória vai lançar concurso com 100 vagas para Guarda Municipal.

  O ano de 2024 vai ser marcado por mais um avanço na segurança pública de Vitória. A Guarda Civil Municipal de Vitória ganhará um reforço no efetivo mediante a

Nova Venécia recebe o Botafogo-SP buscando vaga na 2ª fase da Copa do Brasil.

Nova Venécia recebe o Botafogo-SP buscando vaga na 2ª fase da Copa do Brasil.

  Com quase três anos de existência, o Nova Venécia participa pela segunda vez da Copa do Brasil e quer, mais uma vez, fazer história. Após avançar para a 2ª

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima