quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Vale Música Jazz Band recebe Nelson Ayres em concerto gratuito no Teatro da Ufes.

 

Após o sucesso da apresentação do ano passado, o Projeto Vale Música Espírito Santo traz de volta a Vitória o maestro Nelson Ayres (SP) como convidado do concerto da Vale Música Jazz Band, na próxima quarta-feira (31), às 20 horas, no Teatro da Ufes, no campus de Goiabeiras.

O evento tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, o programa vai reunir composições e arranjos de Nelson Ayres para big band, como “Hora da Verdade”, “Organdi” e “Gomalina e Jeovah”, selecionadas com base na diversidade de ritmos da música popular brasileira.

Entre os temas incluídos no repertório destacam-se composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, João Donato e Vitor Assis Brasil. De Jackson do Pandeiro, o grupo vai executar “Sebastiana”, com arranjo de Nelson Ayres.

O concerto terá a participação da cantora Katia Rocha, que vai interpretar “Anos Dourados” (Tom Jobim/Chico Buarque) e “A História de Lily Braun” (Chico Buarque/Edu Lobo).

Personalidade

Com 40 anos de carreira, o pianista, regente e compositor Nelson Ayres consagrou-se como uma das personalidades da música instrumental brasileira contemporânea.

Como regente, destacou-se à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e por reger prestigiosas formações no Brasil e no exterior, incluindo a Orquestra Filarmônica de Israel; como pianista, liderou o Nelson Ayres Trio e o quinteto Pau Brasil, além de dividir o palco com grandes nomes do jazz e da MPB.

Nelson Ayres já colaborou em outras ocasiões com o Programa Vale Música. Em novembro de 2020, o regente fez o arranjo para uma adaptação da obra de Beethoven, gravada de forma remota por alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Em dezembro do ano passado, apresentou-se com a Vale Música Jazz Band no Teatro Glória, atuando como pianista solo. Segundo o regente, o resultado das experiências anteriores baliza o novo concerto.

“Os alunos são excelentes músicos e vai ser superdivertido trabalhar com o grupo novamente”, comenta.

Formato jazzístico

O convidado explica que a proposta do concerto é a de trazer a música brasileira de várias épocas e estilos para o formato jazzístico das big bands, aproveitando as possibilidades oferecidas por esta formação musical.

“A big band representa um caminho muito interessante entre a música erudita tradicional e a música popular, um mix entre a tradição da música clássica europeia e a tradição da música afro-americana, que engloba a música popular dos continentes americanos”, ensina.

Nesse sentido, prossegue Ayres, formações como a da Vale Música Jazz Band possibilitam aos músicos a liberdade de criação dentro da estrutura dos arranjos.

“A música para big band é toda escrita em partituras, mas, ao mesmo tempo, proporciona liberdade para os músicos criarem e improvisarem dentro da execução musical. É algo que abre muitas portas para a música brasileira”, analisa.

De acordo com o maestro Eduardo Lucas, o concerto está em consonância com a filosofia do Projeto Vale Música Espírito Santo, ao oferecer ao público espetáculos em que os alunos dividem o palco com grandes nomes da música brasileira.

“A concepção desse concerto é a de oferecer aos alunos uma vivência de música popular bem aprofundada, e o Nelson Ayres tem uma perspectiva transcultural em suas obras. Ele é um dos maiores nomes da música popular brasileira, um compositor que consegue sintetizar muito bem as referências estéticas de diversas culturas como o jazz, o blues e a world music, fazendo uma conexão com a música brasileira”, define o maestro.

E ele destaca a complexidade do programa: “O repertório é complexo, tem muitos solos, trechos rápidos, harmonias densas, movimentos harmônicos interessantes e sofisticados. Estamos oferecendo aos alunos o acesso a eventos que possam ser significativos para sua vivência profissional e musical”.

 

Serviço

Concerto “Vale Música Jazz Band convida Nelson Ayres”

Regência: Eduardo Lucas

Participação especial: Katia Rocha

Data e horário: 31 de maio (quarta-feira), às 20h

Local: Teatro Universitário (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória

Entrada: Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo)

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Matéria relacionada

Projeto oferece aulas gratuitas de basquete no Tartarugão, em Vila Velha.

Projeto oferece aulas gratuitas de basquete no Tartarugão, em Vila Velha.

  Devido ao sucesso do Núcleo Esportivo de Basquete, com grande aceitação da juventude canela verde, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da prefeitura de Vila Velha abriu novas

Banestes anuncia concurso com salário de até R$ 5.363.

Banestes anuncia concurso com salário de até R$ 5.363.

  O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) divulgou nesta segunda-feira (26) edital de concurso com 538 vagas. A seleção visa preencher cargos da carreira de analista, que exigem

Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu.

Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu.

  O Espírito Santo inteiro estava com os olhos voltados para Cariacica com a realização do Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo (FCJJE), que aconteceu neste domingo (25),

Semana começa com mais de 3 mil vagas de emprego no ES.

Semana começa com mais de 3 mil vagas de emprego no ES.

  Nesta segunda-feira (26), os Sines do Espírito Santo e também a Agência do Trabalhador de Cariacica, que são órgãos de intermediação de mão de obra, que fazem a ponte

Com gols de capixabas, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo de Beach Soccer.

Com gols de capixabas, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo de Beach Soccer.

  O Brasil conquistou neste domingo (25) o hexacampeonato da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa, ao vencer a Itália por 6 a 4 na final, em Dubai, nos

DOIS DIAS DE CARNAVAL.

DOIS DIAS DE CARNAVAL.

DOIS DIAS DE CARNAVAL Há coisas muito boas e diferentes nos dias atuais. Solteiros adultos, em geral os mais maduros (vamos colocar dessa forma), hoje se encontram por aplicativos de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima