domingo, 25 de fevereiro de 2024

Festival de Cinema de Vitória realiza mostra que celebra 30 anos de história.

 

Contar a história das três décadas de existência do Festival de Cinema de Vitória (FCV) por meio da sua principal atração: os filmes.

Essa é a proposta da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que promove sessões que apresentam um recorte do audiovisual brasileiro a partir dos filmes que foram exibidos no festival. O evento acontece a partir desta terça-feira (13), no Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi, além do Cine Metrópolis. Toda programação é gratuita.

Para Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória, a Mostra Comemorativa é uma janela que joga luz sobre o talento dos profissionais que produzem audiovisual no Brasil, mesmo com todos os desafios pelos quais passam.

“São três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Foram trinta anos de inúmeros desafios, tanto para nós que realizamos o festival quanto para quem produz cinema no Brasil. Mas ao mesmo tempo, foram tempos de luta, realizações e alegrias”, diz.

Em 30 anos, o Festival de Cinema de Vitória recebeu aproximadamente 500 mil espectadores, além de exibir mais de 2 mil filmes, entre curtas e longas-metragens, vindos de todas as regiões do país.

Os números que cercam o Festival traduzem a importância do mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, como uma vitrine para as novas produções do audiovisual brasileiro, fazendo-as chegar à população de Vitória, e também sendo um importante veículo de intercâmbio entre profissionais que desenvolvem a cadeia da produção do audiovisual.

Exibições

O Sesc Glória será palco das sessões especiais da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória. De quarta-feira (14) a domingo (18), serão exibidos 25 curtas e cinco longas-metragens divididos em três janelas de exibição.

Sendo: Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, com 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil; Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, com a exibição de cinco importantes longas que trazem um recorte da produção autoral brasileira; e a Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, janela que exibirá cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas.

As Comissões de Seleção priorizaram obras que dialogassem com as transformações sociais que acontecem no Brasil e que encontram no audiovisual um importante espaço de debate e representatividade, além do valor estético.

As sessões de curta-metragem contaram com a curadoria da cineasta, produtora e curadora Flavia Candida; do cineasta, curador, escritor, pesquisador na área audiovisual e e professor da Ufes Erly Vieira Jr; e do mestre em Cinema e Artes do Vídeo, curador e produtor do programa TV É Cinema, Waldir Segundo.

A sessão de longas, teve a seleção de Gilberto Alexandre Sobrinho, que é pesquisador na área do cinema e audiovisual e professor do Instituto de Artes da Unicamp.

O Festival de Cinema de Vitória, em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, promove a estreia nacional da mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira, que reúne títulos de diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo de mais de um século de história.

O filme, que será exibido dentro da programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, é uma das produções iniciais do cinema brasileiro, o mitológico e vanguardista Limite, único trabalho realizado pelo diretor Mário Peixoto. A sessão acontece na quarta-feira (14), às 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória.

Homenagem

Como é tradição no festival, personalidades importantes do cinema e das artes recebem homenagens por suas trajetórias. Ao longo dessas três décadas, receberam esse tributo cerca de 50 nomes de artistas com reconhecida atuação cultural no âmbito nacional e local.

Essas homenagens são uma importante contribuição para a difusão da memória do cinema brasileiro ao dar visibilidade para a carreira artística e para o contexto histórico do qual esses homenageados fazem parte. Na edição de 30 anos, o Homenageado Nacional é o ator Marcos Palmeira.

A Cerimônia de Homenagem a Marcos Palmeira acontece na quinta-feira (15), às 19 horas, no Teatro Glória, Sesc Glória, quando o ator receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira.

Na sexta-feira (16), a partir das 15 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos. O ator também recebe uma jóia exclusiva da designer Carla Buaiz.

Festivalzinho

O público infantojuvenil também poderá conferir uma seleção especial na Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória, com filmes que fizeram história em mais de duas décadas da janela audiovisual.

As sessões acontecem no Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo, e são voltadas para os alunos das escolas públicas da Grande Vitória.

A programação conta com a curadoria de Rosemeri Barbosa e apresenta seis curtas-metragens premiados com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular formado pelos próprios estudantes.

A seleção fortalece a produção audiovisual com temática voltada para o público infantojuvenil nos últimos 22 anos. Serão oito sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 9 e 14 horas.

As instituições de ensino desta edição são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Centro de Jacaraípe e Manoel Carlos de Miranda e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antonio Engracio Silva, todas do município de Serra. Também recebem as ações do projeto, uma instituição de Vitória: a EMEF Eliane Rodrigues dos Santos, da Ilha das Caieiras.

Formação

No domingo (18), a partir das 19 horas, no Teatro Glória, acontece o lançamento dos curtas-metragens produzidos durante o Laboratório de Formação em Cinema, realizado em três municípios do Espírito Santo, e que deu início às comemorações dos 30 anos do FCV.

Os filmes que serão exibidos são Entre Filhas (Serra); Na Esquina do Boteco, (João Neiva); e O Corre (Cariacica). Todas as produções têm direção coletiva.

Com orientação do diretor e produtor Bernard Lessa, a formação aconteceu durante o mês de março de 2023 e contou com 20 participantes em cada turma, maiores de 16 anos, interessados em experimentar todas as etapas de produção de um produto audiovisual.

Toda a programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória é gratuita.

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da prefeitura de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

Serviço

Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória

Datas: 13 a 18/jun (terça-feira a domingo)

Locais: Sesc Glória (Teatro Glória e Sala Marien Calixte), com exibições e homenagem; Hotel Senac Ilha do Boi, com a coletiva de homenagem; Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória

Entrada: Gratuita

 

Programação

– 13/jun (terça-feira)

9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

Zen ou Não Zen? Eis a Questão, Direção Coletiva de 150 Alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória (2004, 10′, ANI, ES)

Mãos de Vento e Olhos de Dentro, de Susanna Lira, (2008, 13′, FIC, RJ)

As Férias de Lord Lucas, de Tatiana Nequete, (2008, 15′, FIC, RS)

A Ilha, de Alê Camargo, (2008, 9’47”, ANI, DF)

A Culpa é do Neymar, de João Ademir, (2015, 10′, FIC, RJ)

Apaixonadinho, de Alexandre Estevanato, (2014, 14′, FIC, SP)

14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

 

-14/jun (quarta-feira)

9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

14h – Mostra A Cinemateca é Brasileira – Sala Marien Calixte – Sesc Glória

Limite, Mário Peixoto (1931, 120 min, FIC, RJ)

19h – Abertura da Mostra Comemorativa 30 Anos de Festival de Cinema de Vitória – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)

Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)

Inabitáveis, de Anderson Bardot (2020, 25 min, FIC, ES, Classificação indicativa: 14 anos)

Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)

Quase Dois Irmãos, de Lucia Murat (2004, 102 min, FIC, RJ, Classificação indicativa: 16 anos)

 

-15/jun (quinta-feira)

9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

14h – Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens – Sala Marien Calixte – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 14 Anos

Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro (2009, 17 min, DOC/FIC, RJ)

No Princípio Era o Verbo, de Virgínia Jorge (2005, 18 min, FIC, ES)

Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira (2011, 22 min, DOC, PE)

Castelos de Vento, de Tânia Anaya (1998, 8 min, ANI, MG)

A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro-Andrade (2020, 11 min, DOC, SP)

Kbela, de Yasmin Thayná (2015, 21 min, FIC, RJ)

19h – Homenagem a Marcos Palmeira – Teatro Glória – Sesc Glória (com Libras)

Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória –

Classificação Indicativa: Livre (com Libras)

Corumbiara, Vincent Carelli (2009, 117 min, DOC, RO)

 

– 16/jun (sexta-feira)

9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – Ufes

14h -Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens- Sala Marien Calixte – Sesc Glória Classificação Indicativa: 18 Anos

Eclipse Solar, de Rodrigo Oliveira (2016, 29 min, FIC, ES)

Ângelo anda sumido, de Jorge Furtado (1997, 17 min, FIC, RS)

Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos (2009, 15 min, DOC, PB)

Chupa-Cabras, de Rodrigo Aragão (2005, 12 min, FIC, ES)

O Duplo, de Juliana Rojas (2012, 25 min, FIC, SP)

15h – Coletiva de Homenagem com Lançamento do Caderno do Homenageado Marcos Palmeira – Hotel Senac Ilha do Boi

19h – Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 16 anos

O Projeto do Meu Pai, de Rosaria (2016, 6 min, ANI, ES)

Para Todas as Moças, de Castiel Vitorino (2019, 3 min, DOC, ES)

Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória

O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho (2012, 131 min, FIC, PE)

 

– 17/jun (sábado)

14h – Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens – Sala Marien Calixte – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 16 anos

Quinze, de Maurílio Martins (2014, 26 min, FIC, MG)

Virgindade, de Chico Lacerda (2014, 16 min, FIC, PE)

A Festa e os Cães, de Leonardo Mouramateus (2016, 25 min, FIC, CE)

Perifericu, de Rosa Caldeira, Vita Pereira, Sthefanny Fernanda e Nay Mendl (2020, 20 min, FIC, SP)

19h Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 10 Anos

A cor do fogo e a cor da cinza, de André Félix (2014, 25 min, DOC, ES)

Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória

Classificação Indicativa: 12 anos

Ela volta na quinta, André Novais Oliveira (2014, 108 min, FIC, MG)

 

– 18/jun (domingo)

14h – Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens – Sala Marien Calixte – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 16 Anos

Meninos, de Ursula Dart (2009, 18 min, DOC, ES)

No devagar depressa dos tempos, de Eliza Capai (2014, 25 min, DOC, SP)

Alma Bandida, de Marco Antônio Pereira (2018, 15 min, FIC, MG)

Rap, o Canto da Ceilândia, de Adirley Queirós (2005, 15 min, DOC, DF)

Na Missão, com Kadu, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito (2016, 28 min, DOC, MG/ PE)

19h – Lançamento dos Curtas-Metragens do Laboratório de Formação em Cinema – Teatro Glória – Sesc Glória Classificação Indicativa: 12 anos

Na Esquina do Boteco, direção coletiva (2023, FIC, 11’, ES)

Entre Filhas, direção coletiva (2023, FIC, 8’, ES)

O Corre, direção coletiva (2023, 11’, ES)

Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória – Classificação Indicativa: Livre

Perto da Minha Casa, de Diego Locatelli e Carol Covre (2013, 16 min, DOC, ES)

Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória

Classificação Indicativa: 16 anos

A história da eternidade, de Camilo Cavalcanti (2014, 120 min, FIC, PE)

 

Legenda: FIC: Ficção /DOC: Documentário /ANI: Animação

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima