domingo, 25 de fevereiro de 2024

Em apenas 15 dias, ES registrou 300 ocorrências de incêndio em vegetação.

 

Em meio a onda de calor que atinge o Espírito Santo, o estado também tem sofrido com ocorrências de incêndio em vegetação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o foram registradas 300 ocorrências de incêndio em vegetação nos primeiros quinze dias de novembro.

O número é seis vezes maior que os dados do ano passado, quando foram 53 ocorrências registradas no mesmo período.

De acordo com a corporação, o tempo seco, associado às altas temperaturas e vento forte facilitam o surgimento de focos de incêndio e a propagação das chamas e da fumaça.

Nesta quinta-feira (16), diversas ocorrências de incêndio em vegetação deixaram os municípios da Grande Vitória cobertos de fumaça e fuligem.

Em Vitória, as equipes atuam desde a quarta-feira em um incêndio de grandes proporções que atinge a mata no entorno no aeroporto. A região é naturalmente alagada, mas devido às altas temperaturas, está seca. O fogo está gerando muita fumaça, que está sendo rapidamente espalhada pela cidade, devido ao vento. De acordo com a corporação, ainda não é possível estimar a área atingida pelo fogo.

Na Serra, as equipes atuam em um incêndio que começou no bairro São Pedro e se alastrou até as proximidades de Feu Rosa. A área é extensa e as equipes estão atuando com o objetivo de controlar as chamas e impedir que se propaguem ainda mais.

Também há muita fumaça gerada nesta ocorrência e se espalhando pela Grande Vitória.

Também há outros registros de incêndio em vegetação no município de Serra, de menores proporções, além de ocorrências em Vila Velha e Cariacica, todas em atendimento pelo Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros orienta:

– Grande parte dos incêndios ocorrem por fatores humanos. O principal motivo dos incêndios florestais é a queima de lixo e o uso do fogo para limpeza de terrenos. Portanto, em períodos quentes e secos, deve-se evitar provocar incêndios, pois eles podem sair do controle e atingir grandes proporções.

– Ao avistar fumaça suspeita ou foco de incêndio em mata, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou contate a Defesa Civil de seu município.

– Ao contatar os órgãos de emergência:

Mantenha a calma. Informe a localização precisa da ocorrência, os pontos de referência e dicas de como chegar ao local. Se possível, forneça as coordenadas geográficas do incêndio. Responda com calma às perguntas do atendente. Deixe seus contatos, caso seja necessário obter mais informações sobre a ocorrência.

– Somente enfrente um incêndio caso tenha treinamento, preparo e equipamentos adequados. Nunca tente combater um incêndio florestal sozinho.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima