Vitória e Real Noroeste iniciam neste sábado (6) suas campanhas na Série D do Brasileirão 2023, a quarta divisão nacional.
O Vitória recebe o Resende/RJ, no jogo da primeira rodada do Grupo 6 do Campeonato Brasileiro Série D 2023. A partida está marcada para às 15h (de Brasília), e acontece no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.
Essa será a terceira participação do Vitória no Campeonato Brasileiro Série D. Em 2019, o Alvianil conquistou uma das duas vagas, do seu grupo, para o mata-mata. Na segunda fase, a equipe capixaba eliminou Brasiliense/DF, mas, nas oitavas de final, o Vitória caiu para o Ituano/SP, em jogo resultado influenciado por um erro de arbitragem.
Em 2020, o Vitória fez a sua pior melhor campanha. O Alvianil ficou na sexta colocação, em seu grupo, e acabou sendo eliminado ainda na primeira fase.
A partida deste sábado também marca a estreia do técnico Ney Barreto no comando do Vitória. O novo treinador assumiu o Alvianil após a saída de Rodrigo César. Para o jogo, Ney não mexer muito na equipe que terminou o Campeonato Capixaba. Dos seis que chegaram para a Série D, apenas o atacante Marcudinho deve iniciar o jogo. Relacionados, Aloísio, William Gaúcho, Breno Santos e Vitão podem ser opções no banco.
Já o Real Noroeste visita a Portuguesa/RJ, também pelo Grupo 6. A partida está marcada para as 18h (de Brasília), e acontece no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.
Essa será a terceira participação do Real Noroeste no Campeonato Brasileiro Série D. Em 2020, o time de Águia Branca passou pelo Aquidauanense/MS, na preliminar, e avançou para a fase de grupos, onde conquistou uma das quatro vagas para a segunda fase. No mata-mata, a equipe capixaba foi eliminada pelo Brasiliense.
Já em 2022, o Real Noroeste fez a sua melhor campanha. Ficou na terceira colocação na fase de grupos e avançou para o mata-mata. No primeiro confronto, o time de Águia Branca passou pelo Anápolis/GO, nos pênaltis. Já nas oitavas, também nas penalidades, a equipe caiu diante do Caxias/RS.
Para estreia na Série D 2023, o técnico Duzinho Reis revelou que pretende escalar uma equipe muito semelhante a que começou o jogo de volta das finais do Campeonato Capixaba, há duas semanas.
Neste sábado, único problema deve ser na defesa. O time não conta com os zagueiros Clebson e Anderson Balbino, titulares na última partida. Por outro lado, Duzinho tem a volta do meia-atacante Dudu Pedrotti, que se recuperou de uma lesão, e as presenças dos três novos reforços: o atacante africano Abilola, o zagueiro Digão e o volante Borges.