O Rio Branco enfrenta o Novorizontino nesta quinta-feira (27) pela primeira rodada da Copa do Brasil no Kleber Andrade, em Cariacica. A partida está marcada para começar às 20h, com expectativa de casa cheia, após o Capa-Preta colocar os ingressos a R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).
Após vencer o Jaguaré por 3 a 0 em jogo válido pela última rodada do Capixabão e garantir a classificação para as quartas de final do torneio, a equipe volta suas atenções para a competição mais democrática do País.
O técnico Rodrigo Fonseca afirmou em coletiva ontem que, apesar do time precisar ter cautela com o adversário, será necessário ter coragem para ter a bola e jogar.
“Temos que ter coragem para jogar, sabemos das dificuldades, mas precisamos impor nosso ritmo, jogar com cautela, sim, e quem sabe achar aquela bola para buscar a vitória e sair classificados”, disse.
Quando questionado se a equipe jogaria de forma retrancada, como o Rio Branco de Venda Nova fez contra o Amazonas na semana passada, ou se tentaria ter mais posse de bola, Rodrigo respondeu que, para preocupar o adversário, o time precisaria jogar.
“Quando nossa equipe tiver a bola, precisa ter personalidade, coragem para fazer isso e preocupar o adversário. Se nos limitarmos a só nos defender, o Novorizontino tem muita qualidade atacando num 3-2-5, com muita velocidade e intensidade. Por isso, precisamos tirar essa intensidade e, para isso, precisamos ter a bola”, explicou o treinador.
Outro ponto abordado pelo técnico foi o empenho necessário dos jogadores na marcação, já que o adversário tem muita qualidade com a bola. Como se trata de um jogo de mata-mata, todos terão que ter determinação na hora de marcar e se entregar ao máximo.
Sobre a escalação, Rodrigo afirmou que ele e sua comissão técnica ainda estão definindo quem jogará e a estratégia que o time adotará na partida. Mesmo sabendo da qualidade do adversário, o técnico reafirmou o compromisso da equipe de jogar com coragem, buscando manter a posse de bola.
Apesar do amplo favoritismo do Novorizontino, a Copa do Brasil é conhecida por suas zebras e pela imprevisibilidade dos confrontos, o que torna a classificação de um clube menor, algo com maior probabilidade. Quem também jogará ao lado do Rio Branco será a torcida que promete lotar o Kleber Andrade e fazer uma grande festa, empurrando o time para a frente.