terça-feira, 12 de agosto de 2025

Rio Branco ES reconhecido pela CBF como o terceiro colocado do Brasileirão de 1937

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) homologou, nesta sexta-feira (25), o Copa dos Campeões de Clube, de 1937, como título oficial do Campeonato Brasileiro. Além do Atlético-MG, que foi declarado campeão, o Rio Branco-ES também foi beneficiado. O Capa-Preta, terceiro colocado nesta edição, tem agora o melhor resultado do futebol capixaba, na história do Brasileirão.

A competição foi reconhecida pela CBF, após uma investida do Galo Mineiro, em fevereiro do ano passado. O clube solicitar que a conquista da Copa dos Campeões de 1937 fosse reconhecida como título oficial nacional.

A competição reuniu os campeões estaduais de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro (então capital federal) e o Galo se tornou “campeão dos campeões”, segundo recortes de jornais e documentos, que serão utilizados para o convencimento da CBF.

Com a conquista do Atlético-MG, o Rio Branco-ES foi declarado o terceiro colocado e superou a campanha de 1963, quando terminou a Copa Brasil (já reconhecida como Brasileirão) na sétima colocação.

Campanha

Após superar a Seleção da Marinha, por 2 a 0, na fase preliminar, o Rio Branco-ES realizou seis partidas contra Portuguesa-SP, Fluminense-RJ e Atlético-MG. A equipe alvinegra estreou com vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa-SP, depois empatou com o Atlético-MG e venceu o Fluminense-RJ.

Ao término do torneio, foram duas vitórias, um empate e três derrotas. Vale destacar que, no último jogo, disputado no dia 4 de fevereiro de 1937, o Rio Branco-ES foi goleado, por 5 a 1, e o Galo se concretizou “campeão dos campeões”.

Além da boa campanha, que rendeu ao clube a terceira colocação, atrás de Atlético-MG e Fluminense, o time comandado pelo técnico Laonte Soares contava com os atacantes Alcy Simões, maior artilheiro da história do Rio Branco-ES (213 gols), e Lacínio.

Os dois formavam o famoso “ataque ping-pong”, termo criado por diretores do Fluminense para definir a rapidez do ataque capa-preta. O artilheiro do time na competição foi o atacante Caxambu, que marcou nas duas vitórias da equipe alvinegra e terminou a competição com seis gols anotados.

Matéria relacionada

Começam as obras de duplicação de 13 km da BR-101, no Sul do ES

Começam as obras de duplicação de 13 km da BR-101, no Sul do ES

Já começaram as obras de duplicação de mais 13 quilômetros da BR-101 no Sul do Espírito Santo. Elas estão sendo realizadas entre os quilômetros 357 e 373, entre os municípios

Está inadimplente? Veja cinco passos para sair do vermelho

Está inadimplente? Veja cinco passos para sair do vermelho

O Brasil tem 77,8 milhões de inadimplentes, ou seja, 47,79% da população não consegue arcar com suas pendências financeiras dentro dos prazos de vencimento. Segundo uma pesquisa divulgada pela Serasa,

Maioria dos negócios “quebra” antes de 5 anos por falta de preparo

Maioria dos negócios “quebra” antes de 5 anos por falta de preparo

A maioria dos negócios “quebra” antes de completar cinco anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sebrae. Na maioria dos casos, isso ocorre por

Suspeito de matar colega de trabalho a facadas é preso em boate de Vila Velha

Suspeito de matar colega de trabalho a facadas é preso em boate de Vila Velha

O suspeito de matar o colega de trabalho com cinco facadas em um frigorífico, foi preso na sexta-feira (8), em uma boate, localizada no bairro Itapuã, em Vila Velha. O

Adolescentes foram autores dos disparos que mataram duas pessoas em Vila Velha, diz PM

Adolescentes foram autores dos disparos que mataram duas pessoas em Vila Velha, diz PM

Um ataque a tiros matou uma mulher, de 31 anos, e uma adolescente, de 15, e deixou ao menos duas crianças feridas na tarde deste sábado (9) nos bairros Santa

Governo do ES entrega mais de 2 mil novas pistolas Glock à Polícia Militar

Governo do ES entrega mais de 2 mil novas pistolas Glock à Polícia Militar

O governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (8), a entrega de 2.325 pistolas à Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES), durante solenidade na Academia da Polícia Militar (APM), em Cariacica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *