Foi com uma dose de sufoco, mas o Rio Branco confirmou a sua classificação para a semifinal do Capixabão. Na tarde deste domingo (17), o Capa-Preta empatou com o Nova Venécia em 1 a 1, no estádio Kleber Andrade, e avançou para enfrentar o Porto Vitória nas semifinais.
A outra semifinal terá Vitória e Rio Branco de Venda Nova. Os confrontos serão decididos em jogos de ida e volta, nos próximos dois finais de semana. Por terem feito melhores campanhas na fase de classificação, Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova têm a vantagem de fazer o jogo de volta em casa.
Líder geral da fase de classificação, o Rio Branco entrou nas quartas de final com a vantagem do mando de campo na partida de volta e também de jogar por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols. Como venceu o jogo de ida por 2 a 1, fora de casa, o time poderia perder neste domingo por um gol de diferença que estaria classificado.
Mas a verdade é que o Capa-Preta passou a maior parte do tempo pressionado. Isso porque o Nova Venécia abriu o placar cedo, logo aos oito minutos de jogo, com o volante João Victor aproveitando sobra na entrada da área, depois de cobrança de escanteio. Ou seja, a partir dali, o Nova Venécia estava a mais um gol da classificação.
E as melhores chances do primeiro tempo foram da equipe do Norte, que quase ampliou com e Gutemberg, aos 21, Celsinho, aos 23, e Diego Fernandes, aos 37. A única boa oportunidade do Rio Branco foi com Matheus Costa, que parou no goleiro Wagner, aos 35.
A segunda etapa mostrou um Rio Branco mais ajustado e criando mais chances. Nos minutos finais, porém, o Nova Venécia foi para o tudo ou nada e quase conseguiu a classificação, mas Lorran, na melhor chance, finalizou para fora.
Já aos 51, o alívio. Em boa jogada de Matheus Costa pelo lado esquerdo do ataque, ele tocou para Carlos Vitor, que teve tranquilidade e chutou no canto do goleiro Wagner para fazer 1 a 1 e confirmar a classificação do Rio Branco.