A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) anunciou que a partida entre Vitória e Rio Branco, válida pela terceira rodada da segunda fase da Copa ES, será com torcida única do mandante, no caso, a torcida Alvianil, por questões de segurança.
A partida está marcada para o próximo sábado (13), às 15 horas, no Estádio Salvador Costa. Mandante da partida, o Alvianil acionou a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo (Sesp) alegando risco de confusão entre torcedores.
No ofício, o Vitória solicitou que o clássico fosse com torcida única, após os acontecimentos da última semana, quando o ônibus do Capixaba foi atacado, depois do jogo contra o Rio Branco, no Kleber Andrade.
Após a análise do pedido do clube alvianil, a Polícia Militar do ES solicitou que o clássico fosse disputado com torcida única e a FES acatou.
Após confirmação do clássico com torcida única, o Rio Branco se manifestou por meio de uma nota oficial. Na publicação, o Capa-Preta acusa a Federação de Futebol de não-cumprimento das “regras e princípios da competição”.
“O Rio Branco vem a público repudiar a decisão tomada para que o jogo entre Vitória e Rio Branco seja realizado com torcida única, proibindo a venda de ingressos para a torcida capa-preta. O clube informa que foi pego de surpresa e não foi comunicado sobre a decisão. Essa decisão representa uma desobediência das regras e princípios da competição, que prevê tratamento igualitário a todos os participantes, uma vez que o clube visitante tem direito a adquirir a quantidade de 10% da capacidade permitida ao estádio. A não permissão deste direito é uma grave violação dos direitos dos torcedores e clubes, indo contra a natureza do espetáculo e do torneio. Também não está sendo respeitado o princípio da reciprocidade”.