O Porto Vitória é mais líder do que nunca da Copa Espírito Santo 2024. Na tarde de sábado (18), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, o Verdão derrotou o Rio Branco, de virada, por 3 a 1.
O Rio Branco abriu o placar no fim do primeiro tempo, aos 45, em cobrança de pênalti de Edinho. No lance, o lateral Rubinho foi expulso. Na etapa final, logo no segundo minuto, o zagueiro Douglas Zielke empatou o jogo, de cabeça.
Aos nove, Jonata Pé de Pato foi expulso em um pênalti cometido sobre Diogo Oliveira. Na cobrança, Elton Martins escorregou e isolou a bola. Ainda, sim, o Porto encontrou o caminho da virada em dois contra-ataques, aos 36 e aos 49, que terminaram em gols de Alisson e Diogo Oliveira.
Com o resultado, o Porto Vitória foi aos nove pontos e segue na liderança isolada da Copa ES 2024. O Rio Branco, que sofreu a primeira derrota na competição, se mantém com quatro pontos, mas cai para a terceira posição.
Já no estádio Salvador Costa, o Vitória derrotou o Vilavelhense por 3 a 1 e subiu para a vice-liderança. Todos os gols da partida saíram no segundo tempo.
Aos 16 minutos, Bruno Paixão aproveitou o rebote do goleiro e, de cabeça, abriu o placar. Aos 37, Patrick fez o segundo gol do Alvianil. Quatro minutos depois, após duas defesas do goleiro Luis Carlos, Guilherme descontou para o Vila. Antes do fim, aos 49, Bruno Paixão fez o seu segundo gol no jogo e o terceiro do Alvianil.
Com o resultado, o Vitória foi aos sete pontos ganhos. O Vilavelhense, com a segunda derrota, em três jogos, segue com apenas um ponto somado e na penúltima colocação.
Em outro jogo da rodada, Capixaba e Linhares se enfrentaram no estádio Manoel de Araújo Oliveira, em Aribiri, Vila Velha, e os times não saíram do placar de 0 a 0.
No primeiro tempo, o Capixaba teve as melhores chances e até chegou a balançar as redes, com Daniel Costa. Mas, o lance foi invalidado, porque a arbitragem viu que o presidente do clube estava em posição irregular. Na etapa final, o Tubarão seguiu melhor, ficou com um jogador a mais após a expulsão de Henrique Marcos, aos 28 minutos, mas não conseguiu chegar ao gol da vitória.
Com o resultado de igualdade, os dois clubes chegam aos quatro pontos ganhos, assim como o Rio Branco. Porém, por ter um saldo superior que o Capa-Preta, o Capixaba sobe da quinta para a quarta posição. O Linhares segue na sexta posição.
A rodada será encerrada na próxima quarta-feira (22), no estádio Justiniano de Mello e Silva, em Colatina, onde o Sport enfrenta o Real Noroeste.