sexta-feira, 14 de março de 2025

Espírito Santo e São Paulo dividem título da Taça das Favelas

 

 

A grande final da Taça das Favelas 2024, um dos maiores campeonatos entre comunidades do mundo, estava marcada para este sábado (21), no Pacaembu, em São Paulo.
A Seleção do Espírito Santo chegou à decisão para disputar contra o time do estado anfitrião, porém o espetáculo foi cancelado por conta das fortes chuvas que caíram na capital paulista. Assim tanto o time capixaba quanto o de São Paulo se sagraram campeões.
A final feminina aconteceu mais cedo entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, e a seleção fluminense conquistou o seu tricampeonato e levantou o troféu Marina Athayde.
Já a final masculina foi anulada por uma orientação da Polícia Militar, pelo alagamento em diferentes locais no gramado. A decisão da pasta culminou na divisão do título entre os times de São Paulo e Espírito Santo.
O técnico da Seleção do ES Marcelo Scarpino falou sobre o momento quando recebeu a notícia de que a partida havia sido suspensa.
“Faltava pouco tempo para iniciar a partida e o presidente Celso Ataíde, da Cufa Nacional, chamou eu e o Leandro, treinador de São Paulo, informando que o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Polícia Militar, havia ordenado que o jogo fosse cancelado. Dentro disso daí, ele decidiu juntamente com a Cufa e com todos, a declarar Espírito Santo de São Paulo campeões no masculino”, disse ele.
Ele ainda completou sobre o sentimento de decepção de não poder jogar a grande final, mas reconhece os perigos que as condições climáticas refletiam para os atletas, e ainda fica feliz com a premiação.
“Para mim é um pouco decepcionante. Claro que a gente queria jogar, né? Os atletas também queriam jogar. Mas quando se trata de órgão público, a gente tem que respeitar a hierarquia, e está determinado. Nós olhamos o campo, tá alagado, corrente elétrica correndo ali na água, isso aí poderia ser perigoso até para os atletas mesmo. O importante é a campanha que o Espírito Santo fez, que foi muito boa, e o título também reflete isso. É claro que gostaríamos de jogar, mas o título para gente também é muito importante, e assim nos encontramos satisfeitos com tudo que ocorreu aqui”, contou.
A seleção masculina do ES chegou na final depois de uma campanha de três vitórias e dois empates, balançando as redes cinco vezes em cinco partidas.
Durante o mata-mata, o goleiro Pedro Henrique se destacou nas cobranças de pênaltis, garantindo a classificação da delegação nas quartas de final e nas semifinais, com vitórias sobre Bahia e Paraná, respectivamente.
Em 2023, o Espírito Santo alcançou o vice-campeonato, resultado até então inédito e que marcou a primeira participação do estado em uma etapa nacional da competição. Este ano, os meninos são campeões do torneio.

Matéria relacionada

Clientes da EDP com faturas em atraso podem quitar dívidas

Clientes da EDP com faturas em atraso podem quitar dívidas

Para comemorar o Dia do Consumidor, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realiza um Feirão de Negociação, que começou na segunda e vai até sexta-feira, com condições

Polícia Federal combate o contrabando de cigarros de origem estrangeira no ES

Polícia Federal combate o contrabando de cigarros de origem estrangeira no ES

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Smoke Trail, que tem como foco combater o contrabando de cigarros de origem estrangeira, associação criminosa e lavagem de

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Vila Velha

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus em Vila Velha

Um ciclista morreu após ser atropelado por um ônibus da linha 671 do Sistema Transcol na manhã desta quarta-feira (12), na Estrada de Capuaba, região de Zumbi dos Palmares, em

Soprano capixaba é a primeira mulher brasileira a ingressar na Academia de Ópera de Paris

Soprano capixaba é a primeira mulher brasileira a ingressar na Academia de Ópera de Paris

A cantora lírica capixaba Lorena Pires acaba de ser aprovada para integrar a Academia de Ópera de Paris. Formada em bacharelado em Música, com habilitação em Canto pela Faculdade de

Após morte de vendedora, comerciantes da Glória fazem protesto cobrando mais segurança

Após morte de vendedora, comerciantes da Glória fazem protesto cobrando mais segurança

Os comerciantes da Glória fizeram um protesto na tarde desta terça-feira (11) cobrando mais segurança na região após a morte Carla Gobbi Fabrette, de 25 anos, que era gerente de

Ônibus perde controle bate em poste e deixa ao menos sete pessoas feridas na Serra

Ônibus perde controle bate em poste e deixa ao menos sete pessoas feridas na Serra

Um motorista de ônibus do Sistema Transcol perdeu o controle da direção, bateu de frente em um poste, e sete pessoas ficaram feridas em Vila Nova de Colares, na Serra,