terça-feira, 24 de junho de 2025

Dez anos depois, Cetaf vai voltar a participar de competição nacional de basquete.

 

Boa notícia para os amantes da bola laranja no Espírito Santo! O basquete capixaba está novamente inserido nas competições nacionais da modalidade. Dez anos após a sua última participação no Novo Basquete Brasil (NBB), o Instituto Viva Vida (IVV)/Cetaf voltará a participar de uma competição nacional este ano.

A reestreia da equipe de Vila Velha será na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do País – para atletas até 22 anos. Organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o torneio vai reunir 24 equipes e começará a ser disputada em junho.

A ideia de recolocar o IVV/Cetaf nas competições já vinha se fortalecendo nos últimos anos, mas ganhou ainda mais força em 2022, depois que o time conseguiu bons resultados nos campeonatos nacionais de base. A equipe foi campeã do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, disputado em agosto do ano passado, na Serra.

Segundo Felipe Azevedo, ex-atleta profissional e coordenador geral do Instituto Viva Vida, o retorno é muito positivo para o Espírito Santo e também para os atletas.

“Todo o trabalho que tem sido feito pelo IVV/Cetaf é voltado para recolocar o Espírito Santo como protagonista no cenário esportivo nacional. Ano passado, conseguimos trazer dois campeonatos para o Estado e, este ano, serão quatro campeonatos em solo capixaba. O retorno do Cetaf ao LDB vem coroar este trabalho de reestruturação do esporte e também para prestigiar essa geração super talentosa que temos atualmente. Poder ofertar a esses meninos a possibilidade de jogar um campeonato nacional e se desenvolver no esporte morando no Estado é muito importante para nós”, explicou Azevedo, que fazia parte do elenco do Cetaf no NBB há 10 anos.

A equipe capixaba que vai participar do LDB já conta com 15 atletas, com idades entre 20 e 17 anos. No entanto, visando se reforçar ainda mais para a disputa do torneio, existe a probabilidade de novos nomes chegarem para fortalecer o elenco.

Querendo fazer bonito na sua volta as competições nacionais, a equipe já iniciou o período de treinamentos. Segundo o treinador do IVV/Cetaf, João Victor Freitas, os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, em Vila Velha, e trabalham tanto a parte técnica quanto tática da equipe.

“Os treinos estão puxados, visando dar melhores condições de jogo a todos. A competição mais próxima que temos acontece agora no início de maio. É a classificatória para o Brasileiro sub-19, que fomos campeão ano passado e pretendemos fazer mais uma excelente participação este ano. Após isso, nossas atenções estarão 100% voltadas para a LDB e a contratação de alguns atletas para encorpar o nosso time”, frisou Freitas.

LDB – Como será?

A fórmula de disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) para esta temporada também já está definida. As 24 equipes serão distribuídas em dois grupos com 12 times. E os adversários do IVV/Cetaf já estão definidos: Joinville, Caxias Basquete, União Corinthians, Pato Basquete, Coritiba Monsters, Paulistano, Vasco da Gama, Franca, Rio Claro, São Paulo e Corinthians.

Na fase de classificação, cada equipe jogará 11 vezes, enfrentando todos os demais adversários do grupo. Esta fase será dividida em duas etapas, com a primeira sendo realizada em junho e a segunda já no mês seguinte.

As quatro melhores equipes de cada grupo se classificam para a etapa final, que acontece entre o final de agosto e o início de setembro, na sede do Paulistano, em São Paulo.

No ano passado, o título da competição ficou com o Pinheiros (SP), que venceu o São José (SP) na final por 80 a 77, e conquistou o pentacampeonato.

Matéria relacionada

Traficantes instalam câmeras em poste para monitorar ação da polícia em Vila Velha

Traficantes instalam câmeras em poste para monitorar ação da polícia em Vila Velha

Durante uma operação no bairro Ibes, em Vila Velha, policiais militares descobriram câmeras de videomonitoramento instaladas por traficantes em um poste da região conhecida como Favelinha. Os equipamentos estavam ligados

Balão com sete pessoas a bordo faz pouso no meio de mata no Noroeste do ES

Balão com sete pessoas a bordo faz pouso no meio de mata no Noroeste do ES

Um balão com sete pessoas a bordo fez um pouso em uma área de mata na manhã deste domingo (22), na cidade de Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. Ninguém

Adrenalina e aventura em trilhas off-road com 1º edição do UTV Radical no noroeste do ES

Adrenalina e aventura em trilhas off-road com 1º edição do UTV Radical no noroeste do ES

Pancas, na região noroeste do Espírito Santo, é palco do primeiro UTV Radical, que combina adrenalina e aventura em trilhas off-road.O evento, que conta com o patrocínio da Secretaria de

Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana de inverno no ES

Veja a previsão do tempo para o primeiro fim de semana de inverno no ES

O frio chegou um pouco antes, mas agora é oficial: nesta sexta-feira (20) começou o inverno, que vai até o dia 22 de setembro e promete temperaturas mais amenas no

Executores receberam R$ 150 mil por assassinato de empresário em Vila Velha

Executores receberam R$ 150 mil por assassinato de empresário em Vila Velha

Os executores do empresário Wallace Borges Lovato, de 42 anos – morto com um tiro na nuca, na Praia da Costa, em Vila Velha, no dia 9 deste mês –

No ES, 1,01 milhão de pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

No ES, 1,01 milhão de pessoas poderão ter gratuidade na tarifa de energia elétrica

Mais de 1,01 milhão de cidadãos capixabas, o equivalente a 24,7% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *