Começou o Campeonato Capixaba de 2025. A primeira rodada foi iniciada com grandes jogos: a Desportiva Ferroviária estreou com uma grande vitória no clássico diante do Vitória, em Cariacica, e o Rio Branco foi até Nova Venécia e acabou derrotado pelo time da casa, ambos com resultado final de 1 a 0.
No outro jogo já realizado nesta rodada, Rio Branco de Venda Nova e Vilavelhense empataram em 1 a 1, em Venda Nova do Imigrante.
Desportiva x Vitória
No estádio Engenheiro Araripe, no sábado (18), o clássico começou equilibrado, mas logo o Vitória tomou conta do jogo. O time alvianil marcava a saída de bola da Desportiva Ferroviária, que encontrava muita dificuldade para sair.
O Vitória teve pelo menos três chances claras e ainda marcou um gol que não valeu. Porém, em um contra-ataque, nos acréscimos, aos 47 minutos, a Locomotiva abriu o placar, com o meia Cássio.
Ao contrário do primeiro tempo, na etapa final o jogo foi mais franco e equilibrado. O Vitória se lançou em busca do empate, enquanto a Desportiva apostava nos contra-ataques, sempre levando muito perigo.
As duas equipes criaram pelo menos três oportunidades de balançar as redes. Na melhor chance da Tiva, Zé Gatinha passou por Paulo Henrique e acertou a trave. Pelo lado Alvianil, Andrey salvou uma finalização na pequena área e Rodrigo Rocha tirou uma bola em cima da linha.
Nova Venécia x Rio Branco
No estádio Zenor Pedrosa, também no sábado, a etapa inicial terminou sem gols. No início do jogo, o Nova Venécia começou melhor. Em duas escapadas pela esquerda, o Leão causou perigo na defesa visitante.
A melhor oportunidade dos mandantes foi em finalização de Rian, após escanteio cobrado, quando teve a finalização desviada. Após os 10 minutos iniciais, o Rio Branco acordou e deu trabalho com Jacó, por três vezes. O centroavante até chegou a marcar, mas havia impedimento no lance.
Na volta do segundo tempo, o Rio Branco criou muitas oportunidades, mas parou na grande atuação do goleiro Marcos Vinicius. Em uma das poucas escapadas do Nova Venécia, o Leão teve escanteio a cobrar.
Após a defesa alvinegra afastar o perigo, o folclórico Costela, que havia acabado de entrar, não brincou em serviço. O camisa 17 aproveitou a sobra e finalizou forte, no canto inferior direito, sem chance para André Luiz.
Rio Branco de Venda Nova x Vilavelhense
Neste domingo (19), desde o apito inicial foi o Rio Branco de Venda Nova quem teve a iniciativa de sair para o jogo. Atuando em seus domínios, o Brancão Polenteiro encontrou um Vilavelhense fechado, que raramente construía uma jogada de ataque.
Antes de abrir o marcador, o time da casa criou quatro boas oportunidades. Porém, o gol saiu apenas aos 41 minutos, em uma jogada do atacante Marcudinho, que terminou na cabeçada do volante Canário.
Para a etapa final, o técnico Zé Humberto fez duas mudanças no Vilavelhense, que voltou trocando mais passes e chegando no ataque. Logo aos seis minutos, o time da Grande Vitória chegou ao empate, com um gol de calcanhar do meio de campo João Firmino.
O Rio Branco de Venda Nova sentiu o gol e caiu de rendimento em relação ao primeiro tempo. O treinador Leomir tentou mexer na equipe, mas não conseguiu a vitória em casa.
Próximos jogos
A primeira rodada do Capixabão será concluída nesta segunda-feira (20), com Jaguaré e Capixaba, às 16 horas, no estádio Conilon, e Porto Vitória e Real Noroeste, às 19 horas, no estádio Kleber Andrade.