Oito clubes ainda seguem na disputa pelo título da Copa Espírito Santo 2025 e pela vaga para a Série D do Brasileirão 2026. A primeira fase chegou ao fim neste domingo, quando foram definidos os confrontos das quartas de final.
Primeiro colocado, o Vitória enfrenta o Vilavelhense, que ficou na 8ª posição. Vice-líder, o Porto Vitória pega o Serra, sétimo colocado. Terceiro lugar, a Desportiva Ferroviária duela contra o Rio Branco de Venda Nova, que terminou em sexto. Por último, quarto colocado, o Real Noroeste confronta o Capixaba, quinto lugar.
(1º) Vitória-ES x (8º) Vilavelhense
(4º) Real Noroeste x (5º) Capixaba
(2º) Porto Vitória x (7º) Serra
(3º) Desportiva Ferroviária x (6º) Rio Branco de Venda Nova
De acordo com o regulamento, nas quartas de final não há qualquer tipo de vantagem. Em caso de empate, na soma dos resultados dos dois jogos, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. Os quatro primeiros colocados (Vitória, Porto Vitória, Desportiva Ferroviária e Real Noroeste) têm o mando de campo no segundo e decisivo jogo.
Os dias, horários e locais das duas partidas ainda serão oficializados pela Federação de Futebol (FES). De acordo com a tabela original, os jogos de ida e volta estão previstos para os dias 05 e 12 de julho. O futuro campeão da Copa ES garante a vaga para a Série D do Brasileirão 2026.