Lar de grandes craques do vôlei de praia, o Espírito Santo já pode comemorar o surgimento de mais um destaque na modalidade: a estudante capixaba Julhia Perandre, de apenas 16 anos, que conquistou o título mundial de vôlei de praia escolar na categoria sub-18, no Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Israel nesta semana.
Ao lado da sua parceira, Marcela Barbosa, do Rio de Janeiro, Julhia desbancou as húngaras na final, vencendo por 2 sets a 1. Ao final do torneio, a capixaba revelou a felicidade de conquistar um título mundial.
“A emoção é muito grande. É a primeira vez que fui campeã mundial e estou muito feliz porque mostra o meu esforço, o meu trabalho de todos os dias e que as coisas estão indo pelo caminho certo”, ressaltou a atleta.
Quem acompanhou a jovem foi o presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, que foi chefe da delegação brasileira a convite da Confederação Brasileiro de Desporto Escolar (CBDE). Segundo ele, o resultado é fruto de um trabalho de base que vem sendo realizado no Espírito Santo e no Brasil.
“É extremamente gratificante ver uma capixaba no lugar mais alto do pódio mundial. A Julhia é um talento e tem tudo para despontar ainda mais no esporte. Esse resultado mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido no Espírito Santo e o nosso potencial para o esporte escolar e para o esporte em geral”, disse para completar:
“Com incentivo das escolas e dos pais, junto aos treinamentos, podemos ter ainda mais estudantes-atletas, como a Julhia, representando nosso estado”.
A capixaba Julhia e a carioca Marcela conquistaram a medalha de ouro na principal competição para a categoria, que foi realizada pela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF).