Ao avançar à final do Campeonato Capixaba Série B, o Capixaba conquistou o acesso para a primeira divisão. Mas ainda faltava o título, que veio na manhã deste domingo (24), com a vitória sobre o Vilavelhense, por 1 a 0, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
Além da taça, o Tubarão vai receber uma premiação de R$ 30 mil. O vice Vila, que também vai jogar a Série A em 2025, leva R$ 25 mil.
Capixaba e Vilavelhense fizeram um primeiro muito brigado, à altura de uma decisão. O Tubarão começou melhor, apostando em bolas longas e chegou a levar perigo em duas oportunidades com Edinho e o equatoriano Adrian Batioja.
Na segunda metade, o Vila melhorou. Mesmo sem o seu principal jogador, Matheus Firmino, o time do técnico Gilson Miranda reagiu, passou a errar menos e chegou a equilibrar a partida. No último lance, antes do intervalo, Zé Gatinha fez uma grande jogada e quase o Capixaba abre o placar.
Na etapa final, a chuva apertou e o jogo esquentou, pelo menos nos primeiros 15 minutos, em finalizações do zagueiro Café e do meia Zé Gatinha. Peterson respondeu para o Vilavelhense, em um chute de fora da área, que bola desviou na defesa e Camilatto salvou.
Nos minutos finais, o goleiro do Capixaba fez outra grande defesa, desta vez em uma investida de Jarles Baiano. Porém, aos 43 minutos, o craque e artilheiro da Série B, ao lado de Jarles, com 10 gols, deu o título Tubarão, em uma cabeçada certeira.
Essa foi segunda vez que o Capixaba conquistou o título da Série B Estadual. A primeira foi em 1995, quando o Tubarão se sagrou campeão, na competição disputada em pontos corridos, que contou a participação de cinco clubes.
A final da Série B foi o último jogo de Capixaba e Vilavelhense na temporada. Com o acesso garantido, os dois times voltam a campo apenas na segunda quinzena de janeiro, quando tem início o Capixabão 2025.