sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Capixaba André Stein e George conquistam medalha de ouro no vôlei de praia do Pan.

 

Melhor dupla do Brasil e quinta melhor do ranking mundial, André Stein e George conquistaram a medalha de ouro para o Brasil no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Eles venceram os cubanos Jorge Luis Alayo e Noslen Díaz Amaro por 2 sets a 1.

Assim, André é o dono do primeiro ouro capixaba no Pan de Santiago. Antes dele, o nadador João Gomes Júnior havia conquistado duas medalhas: bronze no 4x100m medley misto e prata no 4x100m medley.

Com o ouro conquistado nesta sexta-feira, André iguala o feito de outro capixaba que tem um título de Jogos Pan-Americanos no vôlei de praia. Na edição de 2011, em Guadalajara, no México, Alison Cerutti foi campeão fazendo dupla com o paranaense Emanuel. Um ano depois, Alison e Emanuel foram vice-campeões olímpicos em Londres/2012. Seria um presságio para André e George?

Na comemoração, André Stein lembrou que a única derrota da dupla em Santiago foi justamente para os cubanos, na última rodada da fase de grupos.

“Viemos mordidos, perdemos na chave (para os cubanos). Viemos para a revanche, mas sabíamos que final é final. O primeiro set começou muito bem, com a estratégia que surpreendeu, mas a gente sabia que não ia ser aquilo ali o jogo inteiro. Já esperávamos um jogo duro mesmo e foi. Jogo no detalhe, lidamos até o final, acreditamos até o final e veio o ouro”, ressaltou André.

Para a dupla brasileira, que é favorita a ficar com uma das vagas do País nos Jogos Olímpicos de Paris/2024, a conquista em Santiago tem ainda mais peso. Eles amargaram uma eliminação ainda na fase de grupos do Mundial de Tlaxcala, no México, em outubro, mas, agora, se redimem da melhor maneira possível: com o ouro pan-americano.

Na decisão diante dos cubanos Jorge Luis Alayo e Noslen Díaz Amaro, começaram com tudo e anotaram logo um 21 a 12, com falsa demonstração que ganhariam sem problemas. Mas os cubanos reagiram e buscaram a igualdade com 21 a 19 no segundo set. O equilíbrio prevaleceu no tie-break, até os brasileiros abrirem 13 a 11. Sem deixar baixar o ritmo, fecharam com 15 a 13 para garantir a dupla festa verde e amarela em Santiago.

Ana Patrícia e Duda também são campeãs

Líderes do ranking mundial, Duda e Ana Patrícia confirmaram o favoritismo ao não perderem nenhum set na competição e conquistaram a medalha de ouro no Pan de Santiago, também nesta sexta-feira, antes da final masculina.

Depois de ficarem com a prata no Mundial de Tlaxcala, Duda e Ana Patrícia tiveram campanha impecável no Chile. Na decisão diante das canadenses Melissa Humana Paredes e Brandie Wilkerson, venceram por 2 sets a 0 (22 a 20 e 21 a 18).

Campeãs do Circuito Mundial, do Mundial de base e adulto e das Olimpíadas da Juventude, Duda e Ana Patrícia agora também colocam a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos no pescoço na estreia na competição e se preparam para a única conquista que falta: os Jogos Olímpicos de Paris/2024.

“É um sonho, né (ganhar em Paris-2024), e a gente vai tentar fazer o nosso melhor. A gente tem de se classificar ainda para buscar essa medalha, mas sabemos que o caminho é longo e vamos tentar o máximo para conseguir. Se acontecer, vai ser muito gratificante, uma emoção indescritível”, comentou Duda.

“Tomara que a gente complete essa coleção”, emendou Ana Patrícia, celebrando o título em Santiago. “É uma realização ganhar medalha em campeonatos grandiosos como esse já é motivo para se orgulhar. E medalha de ouro, levando em consideração tudo o que a gente tem vivido, os últimos torneios, os últimos dias, só deixa essa conquista ainda maior e mais linda para a gente. Estamos muito felizes e vamos levar essa memória do primeiro Pan-Americano.”

Krystian Kymerson fora do pódio no surfe

O capixaba Krystian Kymerson, 30 anos, foi superado pelo peruano Lucca Mesinas na quarta rodada da chave de repescagem e se despediu do Pan de Santiago sem ter chances de brigar por um lugar no pódio.

O adversário do brasileiro, que foi ouro no Pan de Lima-2019, venceu a bateria por 10.80 a 10.43 e avançou. Assim, o Brasil encerrará a edição de Santiago sem medalha no shortboard masculino.

Matéria relacionada

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima