quinta-feira, 11 de junho de 2026

Tomar café de manhã pode diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares, diz estudo

Consumir café pela manhã pode diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares. É o que aponta um novo estudo, conduzido nos Estados Unidos, e publicado na revista European Heart Journal.

De acordo com a pesquisa, que foi feita nos Estados Unidos, pessoas que bebem café nas primeiras horas do dia têm 16% menos chances de morrer por qualquer causa e 31% menos risco de falecer por doenças cardiovasculares, em comparação com aquelas que não consomem a bebida.

No entanto, esse benefício não foi observado em indivíduos que, além de cedo, também tomam café ao longo de todo o dia, com a pesquisa não indicando qualquer alteração na mortalidade neste grupo.

Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos líderes da pesquisa, destaca que este é o primeiro estudo a investigar os padrões de consumo de café e os impactos dessa prática na saúde. “Nossas descobertas sugerem que não é apenas o ato de beber café ou a quantidade consumida que importa, mas também o momento do dia em que ele é ingerido”, analisa.

Por que isso acontece?

Embora o estudo não tenha explicado exatamente por que o consumo matinal de café pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, o pesquisador sugere que uma possível explicação está relacionada aos efeitos do café no ritmo circadiano.

“Beber café à tarde ou à noite pode interferir nos ritmos circadianos e nos níveis hormonais, como a melatonina”, afirmou à Sociedade Cardiológica Europeia.

O que é o ritmo circadiano?

É o relógio biológico responsável por regular as funções diárias do corpo em um ciclo de 24 horas e, quando desregulado, pode aumentar os riscos cardiovasculares, como mudanças na pressão arterial e elevação de inflamações.

Resultados depende da quantidade de café ingerida

Qi também explica que pela manhã o corpo experimenta um aumento na atividade simpática, que prepara o organismo para situações de estresse, e que este efeito diminui ao longo do dia, atingindo seu pico durante o sono. “Muitas pessoas que consomem café o dia todo enfrentam distúrbios do sono, pois a bebida pode inibir a produção de melatonina, um hormônio essencial para o sono”, comenta.

Além disso, o estudo mostrou que a quantidade de café consumido pela manhã também influencia os resultados. Aqueles que ingeriram grandes quantidades (mais de três xícaras) ou moderadas (duas a três xícaras) apresentaram uma redução maior no risco de morte em comparação com os que consumiram quantidades menores (uma xícara ou menos).

Como foi feito o estudo?

O estudo, que envolveu 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES) entre 1999 e 2018, analisou os hábitos alimentares dos participantes, incluindo a frequência e o horário do consumo de café.

De acordo com Lu Qi, há evidências consistentes que apontam para os benefícios do café, especialmente quando considerados os comportamentos circadianos, que estão intimamente ligados à saúde.

Apesar da relação observada entre o consumo de café e a saúde cardiovascular, o pesquisador enfatiza a necessidade de mais estudos e ensaios clínicos para confirmar as descobertas e avaliar o impacto potencial de modificar o horário de consumo de café.

Matéria relacionada

Atletas do ES conquistam 34 medalhas no Campeonato Brasileiro de kickboxing

Atletas do ES conquistam 34 medalhas no Campeonato Brasileiro de kickboxing

O Espírito Santo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de Kickboxing Sub-17 e Adulto com um saldo de 34 medalhas, sendo 12 de ouro, 10 de prata e 12 de

Investigado por homicídio é preso e granada artesanal apreendida na Serra

Investigado por homicídio é preso e granada artesanal apreendida na Serra

Um homem de 32 anos investigado por homicídio e apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro Jardim Bela Vista, na Serra, foi preso pela Polícia Civil

Vila Velha discute plano de ações visando à Reforma Tributária

Vila Velha discute plano de ações visando à Reforma Tributária

O Município deu mais um passo na preparação para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária. Em reunião realizada na Secretaria de Finanças da Prefeitura de Vila Velha, gestores, auditores fiscais

Megaoperação contra organização criminosa do tráfico de drogas prende 8 no Norte do ES

Megaoperação contra organização criminosa do tráfico de drogas prende 8 no Norte do ES

Oito pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (9) durante uma megaoperação que mira uma organização criminosa com atuação em Linhares e outros pontos da região Norte do Espírito Santo.

Jogos de ida das semifinais da Copa ES têm datas e locais definidos

Jogos de ida das semifinais da Copa ES têm datas e locais definidos

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) confirmou as datas e horários dos jogos de ida das semifinais da Copa Espírito Santo. O primeiro confronto acontece na próxima quinta-feira

Recorde de frio: Vitória teve a madrugada mais fria do ano na segunda-feira

Recorde de frio: Vitória teve a madrugada mais fria do ano na segunda-feira

A madrugada de 8 de junho foi a mais fria de 2026 até agora em Vitória, capital do Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 14,6°C de temperatura