segunda-feira, 7 de julho de 2025

Tomar café de manhã pode diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares, diz estudo

Consumir café pela manhã pode diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares. É o que aponta um novo estudo, conduzido nos Estados Unidos, e publicado na revista European Heart Journal.

De acordo com a pesquisa, que foi feita nos Estados Unidos, pessoas que bebem café nas primeiras horas do dia têm 16% menos chances de morrer por qualquer causa e 31% menos risco de falecer por doenças cardiovasculares, em comparação com aquelas que não consomem a bebida.

No entanto, esse benefício não foi observado em indivíduos que, além de cedo, também tomam café ao longo de todo o dia, com a pesquisa não indicando qualquer alteração na mortalidade neste grupo.

Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos líderes da pesquisa, destaca que este é o primeiro estudo a investigar os padrões de consumo de café e os impactos dessa prática na saúde. “Nossas descobertas sugerem que não é apenas o ato de beber café ou a quantidade consumida que importa, mas também o momento do dia em que ele é ingerido”, analisa.

Por que isso acontece?

Embora o estudo não tenha explicado exatamente por que o consumo matinal de café pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares, o pesquisador sugere que uma possível explicação está relacionada aos efeitos do café no ritmo circadiano.

“Beber café à tarde ou à noite pode interferir nos ritmos circadianos e nos níveis hormonais, como a melatonina”, afirmou à Sociedade Cardiológica Europeia.

O que é o ritmo circadiano?

É o relógio biológico responsável por regular as funções diárias do corpo em um ciclo de 24 horas e, quando desregulado, pode aumentar os riscos cardiovasculares, como mudanças na pressão arterial e elevação de inflamações.

Resultados depende da quantidade de café ingerida

Qi também explica que pela manhã o corpo experimenta um aumento na atividade simpática, que prepara o organismo para situações de estresse, e que este efeito diminui ao longo do dia, atingindo seu pico durante o sono. “Muitas pessoas que consomem café o dia todo enfrentam distúrbios do sono, pois a bebida pode inibir a produção de melatonina, um hormônio essencial para o sono”, comenta.

Além disso, o estudo mostrou que a quantidade de café consumido pela manhã também influencia os resultados. Aqueles que ingeriram grandes quantidades (mais de três xícaras) ou moderadas (duas a três xícaras) apresentaram uma redução maior no risco de morte em comparação com os que consumiram quantidades menores (uma xícara ou menos).

Como foi feito o estudo?

O estudo, que envolveu 40.725 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES) entre 1999 e 2018, analisou os hábitos alimentares dos participantes, incluindo a frequência e o horário do consumo de café.

De acordo com Lu Qi, há evidências consistentes que apontam para os benefícios do café, especialmente quando considerados os comportamentos circadianos, que estão intimamente ligados à saúde.

Apesar da relação observada entre o consumo de café e a saúde cardiovascular, o pesquisador enfatiza a necessidade de mais estudos e ensaios clínicos para confirmar as descobertas e avaliar o impacto potencial de modificar o horário de consumo de café.

Matéria relacionada

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Ventos fortes derrubam árvores e causam estragos na Grande Vitória

Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

​Vacinação contra gripe, covid e outras doenças acontece neste sábado em Vila Velha

A população poderá se vacinar neste sábado (5) sem necessidade de agendamento prévio. A aplicação dos imunizantes será realizada em dois pontos: no Boulevard Shopping Vila Velha, na Rodovial do

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Plano ES 500 Anos é lançado com foco no desenvolvimento sustentável do Estado

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (3), no Cais das Artes, em Vitória, foi lançado oficialmente o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos, iniciativa que inaugura um novo

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

Guarda Civil Municipal de Cachoeiro recupera seis veículos roubados em apenas seis dias

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro de Itapemirim tem se destacado cada vez mais pela eficiência e agilidade nas ações de segurança pública. Em um intervalo de apenas seis

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

Senai e Sedu oferecem cursos técnicos gratuitos com alta empregabilidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), junto à Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), disponibilizou 1.460 vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado,

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

Desportiva Ferroviária perde para o Banfield na abertura da Vitória Cup

A Desportiva Ferroviária estreou com derrota na Vitória Cup 2025. Na noite desta quarta-feira (2), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, a Locomotiva Grená perdeu para o Banfield, da Argentina,