quinta-feira, 11 de junho de 2026

Alimentos com menos carboidrato ajudam a retardar o ganho de peso, mostra estudo

 

Comer menos carboidratos pode contribuir para o emagrecimento e também para retardar o ganho de peso ao longo do tempo. Entretanto, o tipo de carboidrato ingerido tem impacto direto no sucesso desse tipo de dieta.

Um estudo publicado recentemente na revista científica JAMA Network Open, que analisou dados de cerca de 125 mil adultos saudáveis revelou que a substituição de carboidratos refinados – pão branco, arroz branco ou cereais açucarados – por alimentos integrais foi associada a um menor ganho de peso ao longo de quatro anos.

Em geral, a dieta do americano é composta por 50% a 60% de carboidratos. No estudo, os pesquisadores consideraram uma dieta low carb ou baixa em carboidratos como aquela que contém 30% a 40% de carboidratos. A equipe não analisou dietas com baixíssimo teor de carboidratos, como a cetogênica, Atkins ou paleo.

Os participantes foram divididos em quatro categorias, com base na qualidade de suas dietas. Eram elas: dieta pobre em carboidratos de base animal, dieta pobre em carboidratos à base de vegetais, dieta saudável com baixo teor de carboidratos (que enfatizava proteínas vegetais, gorduras saudáveis e menos carboidratos refinados), dieta pouco saudável com baixo teor de carboidratos (que enfatizava proteínas animais, gorduras não saudáveis e carboidratos refinados, incluindo pães e cereais processados).

Os resultados mostraram que quando as pessoas melhoraram a qualidade de suas dietas, ganharam menos peso ao longo dos quatro anos do estudo. Um menor consumo de proteína e gordura animal também foram associados a um ganho de peso mais lento.

“Quando se trata de uma dieta pobre em carboidratos, a qualidade é fundamental. O que as pessoas precisam prestar atenção são os carboidratos de alta qualidade”, disse o médico Qi Sun, professor associado dos departamentos de nutrição e epidemiologia da Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública e autor sênior do estudo ao site americano NBC News.

A pesquisa tem algumas limitações, como o fato de a a maioria dos participantes serem mulheres brancas e as informações de dieta e peso serem autorrelatadas, o que pode ser falho. Mesmo assim, os resultados se somam a um crescente corpo de evidências que mostram que dietas ricas em hidratos de carbono saudáveis e proteínas e gorduras vegetais estão associadas a um ganho de peso significativamente mais lento a longo prazo.

 

Dieta com carboidratos de alta qualidade

De acordo com os pesquisadores, uma dieta com low carb saudável, que pode contribuir para a manutenção do peso no longo prazo é rica nos seguintes alimentos:

Grãos integrais: aveia, pães e massas integrais;

Gorduras provenientes de óleos vegetais;

Proteínas vegetais, como feijão, nozes e soja;

Frutas;

Vegetais;

Peixe e aves, em menor quantidade.

Por outro lado, a ingestão de grãos refinados, como farinha branca, carnes vermelhas e processadas e gorduras saturadas, não é recomendada. Não se engane, até mesmo escolhas supostamente saudáveis podem se tornar prejudiciais, dependendo do preparo. Por exemplo, pipoca é uma boa opção de grão integral, a menos que seja coberta com manteiga, açúcar e sal.

It is rich in vitamins, keramin recenze minerals, as well as valuable acids that can assist promote blood circulation and also lower inflammation.

Matéria relacionada

Atletas do ES conquistam 34 medalhas no Campeonato Brasileiro de kickboxing

Atletas do ES conquistam 34 medalhas no Campeonato Brasileiro de kickboxing

O Espírito Santo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de Kickboxing Sub-17 e Adulto com um saldo de 34 medalhas, sendo 12 de ouro, 10 de prata e 12 de

Investigado por homicídio é preso e granada artesanal apreendida na Serra

Investigado por homicídio é preso e granada artesanal apreendida na Serra

Um homem de 32 anos investigado por homicídio e apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro Jardim Bela Vista, na Serra, foi preso pela Polícia Civil

Vila Velha discute plano de ações visando à Reforma Tributária

Vila Velha discute plano de ações visando à Reforma Tributária

O Município deu mais um passo na preparação para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária. Em reunião realizada na Secretaria de Finanças da Prefeitura de Vila Velha, gestores, auditores fiscais

Megaoperação contra organização criminosa do tráfico de drogas prende 8 no Norte do ES

Megaoperação contra organização criminosa do tráfico de drogas prende 8 no Norte do ES

Oito pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (9) durante uma megaoperação que mira uma organização criminosa com atuação em Linhares e outros pontos da região Norte do Espírito Santo.

Jogos de ida das semifinais da Copa ES têm datas e locais definidos

Jogos de ida das semifinais da Copa ES têm datas e locais definidos

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) confirmou as datas e horários dos jogos de ida das semifinais da Copa Espírito Santo. O primeiro confronto acontece na próxima quinta-feira

Recorde de frio: Vitória teve a madrugada mais fria do ano na segunda-feira

Recorde de frio: Vitória teve a madrugada mais fria do ano na segunda-feira

A madrugada de 8 de junho foi a mais fria de 2026 até agora em Vitória, capital do Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 14,6°C de temperatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *