sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Secretaria de Saúde do ES capacita servidores na área de vacinação infantil

 

Por: Assessoria de imprensa da SESA

Para melhorar os índices de vacinação infantil no Espírito Santo e aprimorar a leitura das cadernetas, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), desenvolveu o curso “Conhecendo o Cartão de Vacinação da Criança”. Voltado aos profissionais de saúde, o curso já qualificou 900 membros do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do ICEPi.

Com dez horas de aprendizado autoinstrucional, ou seja, sem o acompanhamento de um tutor, o curso aborda temas como: intervalo e volume de doses; parcerias com agentes comunitários e demais setores no território; idade recomendada para cada imunização; local de aplicação; entre outros. Ao finalizar todos os módulos e obter no mínimo 70 pontos nas atividades, o aluno receberá o certificado de conclusão.

O projeto foi desenvolvido por meio de um grupo de trabalho composto pelas coordenações do Qualifica-APS e de Educação a Distância (EaD), do ICEPi e do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri) e Vigilância em Saúde, da Sesa.

Para Maiara Soares Baratela, coordenadora dos cursos de aperfeiçoamento/especialização em Enfermagem do Provimento, do ICEPi, a formação estimula a prática reflexiva e auxilia na abordagem dos profissionais, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde tanto no cotidiano quanto em campanhas de vacinação.

“Essa capacitação é muito importante e auxilia na busca ativa de crianças não vacinadas ou com doses em atraso, tendo como foco a melhoria dos indicadores nesse público no Espírito Santo. A expectativa é que haja, por parte dos formandos, o aperfeiçoamento no processo de triagem da imunização, ampliação do acesso e a difusão científica, garantindo cada vez mais uma assistência humanizada à sociedade”, ressaltou.

A coordenadora estadual da Atenção Primária, da Sesa, Maria Angelica Callegario, destacou que o conhecimento adequado da caderneta de vacinação permite o cultivo de uma qualidade de vida melhor para todos os cidadãos.

“É essencial que cada profissional de saúde conheça a caderneta de vacinação e a sua importância para a melhor qualidade de vida de toda uma população. Esse curso tem o objetivo de reforçar esse trabalho e a necessidade de o profissional aproveitar cada oportunidade para solicitar e verificar a imunização do usuário do SUS, desde a criança até o idoso, estimulando, assim, um esquema vacinal completo e suficiente para proteger das doenças imunopreveníveis”, disse.

Acesso ao curso

A capacitação está disponível para todos os profissionais da área da saúde, com vínculo de trabalho no SUS do Espírito Santo, atuantes na Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde ou na gestão da estadual. Também podem participar membros dos programas e projetos do ICEPi.

Além disso, é necessário ter Ensino Médio completo e o documento de autorização da chefia imediata para ingressar no curso.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima