quarta-feira, 2 de julho de 2025

Nomeado segundo desembargador negro para o Tribunal Federal do ES

Morando no Espírito Santo há mais de 20 anos, o procurador da República Júlio César de Castilhos Oliveira Costa, 54 anos, foi nomeado pelo presidente Lula para ser desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que, além do Estado capixaba, tem sob sua jurisdição também o Rio de Janeiro.

Costa foi o mais votado entre seus pares numa lista tríplice encaminhada ao presidente da República. Ele é o segundo negro a ocupar uma vaga de desembargador no TRF-2. Antes dele, ocupou a vaga o ministro Benedito Gonçalves, atualmente no Superior Tribunal de Justiça.

Ele têm experiência nas áreas criminal (responsabilização de gestores de empresas e lavagem de dinheiro), de Meio Ambiente e de populações tradicionais (indígenas e quilombolas).

Júlio cursou Engenharia de Metalurgia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), formando-se oficial de carreira do Exército brasileiro, onde prosseguiu até o posto de 1º tenente.

É a primeira vez que um membro da Procuradoria da República no Espírito Santo assume o cargo naquela corte.

Durante os 20 anos de carreira dentro do Ministério Público Federal (MPF), Julio de Castilhos teve atuação significativa na defesa de comunidades tradicionais, notadamente as comunidades quilombolas de Conceição da Barra e as comunidades indígenas em Tabatinga (AM), Porto Seguro (BA) e Aracruz.

Em 2009, propôs a ação que gerou a primeira condenação do poder público por dano moral coletivo contra uma comunidade quilombola no País.

Atuação criminal e eleitoral

Sua atuação no MPF também se estendeu para a esfera criminal e eleitoral, com destaque para a coordenação de ações na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Julio de Castilhos foi vencedor do Prêmio República na categoria “Criminal” em 2021 pela “Operação Crupiê”, que desvendou esquema de evasão de bilhões de dólares ao exterior.

Foi o primeiro prcurador negro a ocupar o cargo de Procurador-chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo (2015 a 2017) e de Chefe do Ministério Público Eleitoral no Espírito Santo (2021 a 2023).

Atualmente, coordena a Comissão “RAÇA” da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e é conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado do Espírito Santo (COPEN-ES).

Julio de Castilhos atua ainda como palestrante e instrutor em diversas áreas do direito, incluindo temas como racismo estrutural, políticas de igualdade racial, compliance, crimes empresariais, e questões ambientais e criminais.

Natural do Rio de Janeiro, Julio de Castilhos teve sua atuação reconhecida com o recebimento do título de “Cidadão Espírito-Santense” e da Comenda “Ordem do Mérito Jerônimo Monteiro”.

Matéria relacionada

Guarapari, Cachoeiro e Vila Velha entre as cidades mais seguras do ES

Guarapari, Cachoeiro e Vila Velha entre as cidades mais seguras do ES

Com uma população estimada em 132 mil habitantes, Guarapari (foto) lidera o ranking de segurança entre as cidades capixabas com mais de 100 mil moradores, registrando 21,5 homicídios por grupo

Casal de professores, bebê e motorista do ES morrem em acidente em MG

Casal de professores, bebê e motorista do ES morrem em acidente em MG

Um casal de professores, o filho deles, um bebê de 8 meses, e um motorista da Prefeitura de Muniz Freire morreram em um acidente envolvendo o carro em que estavam

Definidos os confrontos das quartas de final da Copa Espírito Santo 2025

Definidos os confrontos das quartas de final da Copa Espírito Santo 2025

Oito clubes ainda seguem na disputa pelo título da Copa Espírito Santo 2025 e pela vaga para a Série D do Brasileirão 2026. A primeira fase chegou ao fim neste

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Embarcações de diferentes modelos e tamanhos percorreram a baía de Vitória, na manhã deste domingo (29), em homenagem a São Pedro.A procissão marítima, realizada há quase um século, encerrou os

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Um homem de 35 anos foi preso após manter a mulher em cárcere privado e esfaqueá-la na frente de policiais na tarde desse domingo (29) no bairro Aribiri, em Vila

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Atenção, moradores de Vila Palestina e região! Neste sábado (28) tem festa boa chegando por aí com direito a show de Flavia Mendonça! A partir das 18h30, a Prefeitura de