quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Nomeado segundo desembargador negro para o Tribunal Federal do ES

Morando no Espírito Santo há mais de 20 anos, o procurador da República Júlio César de Castilhos Oliveira Costa, 54 anos, foi nomeado pelo presidente Lula para ser desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que, além do Estado capixaba, tem sob sua jurisdição também o Rio de Janeiro.

Costa foi o mais votado entre seus pares numa lista tríplice encaminhada ao presidente da República. Ele é o segundo negro a ocupar uma vaga de desembargador no TRF-2. Antes dele, ocupou a vaga o ministro Benedito Gonçalves, atualmente no Superior Tribunal de Justiça.

Ele têm experiência nas áreas criminal (responsabilização de gestores de empresas e lavagem de dinheiro), de Meio Ambiente e de populações tradicionais (indígenas e quilombolas).

Júlio cursou Engenharia de Metalurgia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), formando-se oficial de carreira do Exército brasileiro, onde prosseguiu até o posto de 1º tenente.

É a primeira vez que um membro da Procuradoria da República no Espírito Santo assume o cargo naquela corte.

Durante os 20 anos de carreira dentro do Ministério Público Federal (MPF), Julio de Castilhos teve atuação significativa na defesa de comunidades tradicionais, notadamente as comunidades quilombolas de Conceição da Barra e as comunidades indígenas em Tabatinga (AM), Porto Seguro (BA) e Aracruz.

Em 2009, propôs a ação que gerou a primeira condenação do poder público por dano moral coletivo contra uma comunidade quilombola no País.

Atuação criminal e eleitoral

Sua atuação no MPF também se estendeu para a esfera criminal e eleitoral, com destaque para a coordenação de ações na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Julio de Castilhos foi vencedor do Prêmio República na categoria “Criminal” em 2021 pela “Operação Crupiê”, que desvendou esquema de evasão de bilhões de dólares ao exterior.

Foi o primeiro prcurador negro a ocupar o cargo de Procurador-chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo (2015 a 2017) e de Chefe do Ministério Público Eleitoral no Espírito Santo (2021 a 2023).

Atualmente, coordena a Comissão “RAÇA” da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e é conselheiro do Conselho Penitenciário do Estado do Espírito Santo (COPEN-ES).

Julio de Castilhos atua ainda como palestrante e instrutor em diversas áreas do direito, incluindo temas como racismo estrutural, políticas de igualdade racial, compliance, crimes empresariais, e questões ambientais e criminais.

Natural do Rio de Janeiro, Julio de Castilhos teve sua atuação reconhecida com o recebimento do título de “Cidadão Espírito-Santense” e da Comenda “Ordem do Mérito Jerônimo Monteiro”.

Matéria relacionada

Sete ônibus são atacados e apedrejados em mais uma noite de tensão em Vitória

Sete ônibus são atacados e apedrejados em mais uma noite de tensão em Vitória

Sete ônibus foram atacados na noite desta terça-feira (26) na Avenida Serafim Derenzi, em Vitória, após morte de um traficante na região da Grande São Pedro. A informação divulgada inicialmente

Soldado da PM de folga é desarmado e baleado durante briga em Vitória

Soldado da PM de folga é desarmado e baleado durante briga em Vitória

Um policial militar de folga foi baleado na Rodovia Serafim Derenzi, no bairro São Pedro em Vitória, por volta das 23h de segunda-feira (25). A Polícia Militar (PM) informou que,

Governo lança projeto logístico que vai ligar portos e indústrias e criar empregos no ES

Governo lança projeto logístico que vai ligar portos e indústrias e criar empregos no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, nesta segunda-feira (25), o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. O Parklog é uma plataforma logística de

Com a capixaba Sofia Madeira, Brasil faz história no Mundial de Ginástica Rítmica

Com a capixaba Sofia Madeira, Brasil faz história no Mundial de Ginástica Rítmica

O Brasil escreveu um capítulo histórico no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, encerrado neste domingo (24), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. E duas capixabas tiveram papel

Cinco ônibus são atacados na Grande Vitória após morte no Bairro da Penha

Cinco ônibus são atacados na Grande Vitória após morte no Bairro da Penha

Três ônibus foram incendiados e outros dois apedrejados por criminosos na noite de segunda-feira (25), na Grande Vitória, após a morte de David Pereira de Jesus, de 21 anos, no

Menina de 6 anos morre baleada na cabeça em ataque a tiros na Serra

Menina de 6 anos morre baleada na cabeça em ataque a tiros na Serra

Uma criança de 6 anos de idade morreu durante um ataque a tiros no Balneário de Carapebus, na Serra, no final da tarde desse domingo (24). De acordo com o secretário de