quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Arnaldinho recebe prêmio do Tesouro Nacional por excelência fiscal e contábil

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, estará em Brasília na próxima segunda-feira (15), para receber, em nome do município, o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que será concedido pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), como forma de incentivo às boas práticas da administração pública.

A premiação envolve os órgãos públicos que, na categoria nacional, obtiveram as maiores pontuações e os maiores índices de evolução anual no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Ranking Siconfi. Já na categoria regional, será premiado, em cada região do país, o ente mais bem pontuado e o que apresentar maior grau de evolução em relação ao ano anterior. E o Município de Vila Velha figura entre esses premiados.

O reconhecimento coloca Vila Velha entre as cinco únicas cidades do Brasil que serão premiadas no evento, por terem obtido os melhores desempenhos nos quesitos de precisão, transparência e responsabilidade na gestão fiscal e contábil das contas públicas.

A solenidade de premiação acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e contará, também, com a presença da secretária de Finanças de Vila Velha, Adinalva Prates, e de técnicos da equipe municipal.

Para o prefeito Arnaldinho, o reconhecimento nacional da excelência de Vila Velha em gestão fiscal e contábil reforça a boa imagem do município no cenário brasileiro: “Esse prêmio reforça a posição de Vila Velha no cenário nacional e regional, demonstrando que uma gestão responsável, transparente e inovadora garante maior eficiência e melhores resultados para o município. Estamos muito felizes com mais este reconhecimento, que se soma às notas ‘A’ já concedidas por dois anos consecutivos (2022 e 2023) ao município, pelo Tesouro Nacional, no quesito confiabilidade das informações contábeis”.

De acordo com a secretária municipal de Finanças, Adinalva Prates, na gestão anterior o município ocupava a 5.445ª posição no Ranking do Siconfi. Já em 2021, primeiro ano da atual administração, houve um salto para a 932ª colocação. Em 2022, o município alcançou o 163º lugar, chegando em 2023 à 18ª posição no Brasil.

“Agora, figuramos entre as três primeiras cidades do Brasil e da Região Sudeste, com maior desempenho, evolução e confiabilidade na gestão de dados contábeis e fiscais avaliados pelo Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), que é vinculado ao Tesouro Nacional. Esse resultado é motivo de orgulho e comprova o comprometimento de nossa equipe”, destacou a secretária.

Precisão e confiabilidade das informações

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional, cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi. Ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

A informação contábil e fiscal é estruturada em forma de relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais, de acordo com a legislação pertinente. O STN utiliza a metodologia de ranqueamento simplificada, apurando-se o percentual de acertos dos entes nas verificações. Quanto maior o percentual de acertos que o ente obtiver, melhor será a sua classificação no Ranking.

“O resultado do trabalho que iniciamos em 2021 mostra a força da nossa atuação conjunta, a competência da nossa equipe e a dedicação de cada servidor envolvido neste processo. Unindo esforços, conseguimos cumprir rigorosamente os critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional e melhorar nossa avaliação nos indicadores, com grande pontualidade, assertividade e controle das contas públicas. Tudo isso consolidou Vila Velha como referência brasileira em confiabilidade contábil e fiscal”, salientou a secretária Adinalva Prates.

Ela informou, ainda, que todas as informações transmitidas ao Tesouro Nacional compõem o Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), relatório anual que consolida as contas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública, em âmbitos federal, estadual, distrital e municipal, podendo ser acessadas, baixadas e utilizadas para análises e pesquisas acadêmicas, tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Segundo Adinalva, o resultado alcançado por Vila Velha decorre do esforço conjunto da equipe, em atender tanto à legislação contábil e tributária quanto às exigências técnicas do STN: “O trabalho de precisão e assertividade no envio dos dados resultou em uma expressiva melhoria na qualidade das informações repassadas à União. Isso demonstra a seriedade e a responsabilidade da gestão com os recursos públicos.”

Matéria relacionada

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Um novo Projeto de Lei apresentado pela deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) reacendeu o debate sobre denúncias falsas no contexto das relações familiares. Protocolada em 14 de outubro, a proposta

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

A eleição da Associação de Moradores de Vale Encantado, realizada neste domingo, reuniu 754 votantes e definiu a nova diretoria que comandará a entidade nos próximos anos. A disputa contou

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

A Pega no Samba, agremiação do Bairro Consolação, Vitória (ES), com uma história relevante do nosso carnaval, será alvo de uma justa homenagem do deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia

Corrida da Cidadania da Ales alia atividade física e solidariedade

Corrida da Cidadania da Ales alia atividade física e solidariedade

O dia 23 de novembro será mais um marco na história dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Pela primeira vez, a Casa realiza uma corrida de

UnAC encerra 2025 com Silvio Meira

UnAC encerra 2025 com Silvio Meira

A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) se prepara para um dos momentos mais marcantes de seu calendário institucional: a Solenidade de Encerramento do Ano Letivo de 2025, que será realizada no

Vila velha registra maior evolução no ambiente de negócios do Estado

Vila velha registra maior evolução no ambiente de negócios do Estado

Vila Velha voltou a subir a régua no cenário econômico capixaba. A nova edição do Indicador do Ambiente de Negócios (IAN) 2025, divulgado pela Findes, confirmou: o município teve a