Três homens foram presos no dia 23 de dezembro de 2024 por serem suspeitos de abusar sexualmente de adolescentes durante encontros religiosos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) pela Polícia Civil durante uma coletiva de imprensa. Dois homens teriam 18 anos e o outro, 19. As vítimas tinham idades entre 13 e 18 anos.
De acordo com a polícia, nove vítimas foram identificadas até o momento e as investigações mostram que os abusos ocorriam fora da igreja, em encontros organizados pelos homens, em Cariacica. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados para proteger as vítimas.
A delegada adjunta da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Gabriella Zaché, informou que esses homens frequentavam as igrejas para ganhar a confiança das famílias e das adolescentes, realizando pregações e grupos de oração.
A partir do momento em que esses homens ganhavam a confiança das adolescentes, formavam esses grupos de oração e realizavam os abusos. Um dos suspeitos afirmou que, por estar possuído por entidades malignas, era ameaçado de agressão e obrigava as vítimas a manter relações sexuais como uma forma de oferecer “sacrifícios” para a “purificação”.
As primeiras suspeitas começaram quando as famílias perceberam uma mudança de comportamento nas vítimas, que, de acordo com a Polícia Civil, eram tranquilas e religiosas. Os pais descobriram os abusos após verem conversas em aplicativos de mensagens nos celulares das vítimas e entrarem em contato com a polícia. Ainda de acordo com a delegada, os suspeitos pediam fotos íntimas das vítimas e, como punição, incentivavam a automutilação.