O homem procurado em Vila Velha, no Espírito Santo, que foi preso em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, na terça-feira (23), foi identificado como gerente da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública baiana (SSP-BA), além de tráfico de drogas e armas, Benonino Eleutério Filho é suspeito de homicídios e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
O homem foi alvo de uma operação deflagrada por policiais dos dois estados, além de agentes de Minas Gerais. Na ação, foi cumprido um mandado de prisão por organização criminosa contra ele.
Ainda conforme a SSP-BA, Benonino já tinha sido preso outras vezes por porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
Após ser capturado nesta terça, ele foi levado para Porto Seguro, na mesma região da Bahia, e, depois, ele será encaminhado para o Espírito Santo.
O suspeito tinha mandados de prisão em aberto por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele também é investigado por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.
Com a prisão, investigadores esperam avançar em inquéritos que apuram a atuação do PCV em diferentes bairros da Grande Vitória. Além disso, a detenção é vista como um golpe estratégico contra o comando da facção.