terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Delegado que quebrou porta de delegacia deverá fazer tratamento e cumprir medidas de segurança.

 

A Justiça considerou o delegado Daniel Augusto Duboc Ferreira culpado por violação de domicílio, dano e ameaça. Ele havia se tornado réu após invadir e quebrar a porta de uma delegacia de Vitória e ainda ameaçar uma delegada.

Ao considerar os laudos psiquiátricos periciais que apontaram que o réu sofre de transtorno afetivo bipolar, a juíza responsável pelo caso o absolveu impropriamente por considerá-lo inimputável.

Pela legislação brasileira, pessoas que tenham doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, são incapazes de “entender o caráter ilícito do fato” e, por isso, são considerados inimputáveis. Nestes casos, a Justiça pode aplicar medidas de segurança.

No caso do delegado, a juíza Gisele Souza de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de Vitória, determinou na sentença julgada na última segunda-feira (01) que o réu cumpra tratamento ambulatorial por tempo indeterminado e que, no prazo mínimo de um ano, passe por avaliação.

A magistrada também manteve as medidas cautelares que o delegado já havia sido submetido ao longo do processo, como a suspensão do exercício da função de delegado, a suspensão do porte de arma de fogo e a proibição de manter contato com a vítima.

A decisão atende ao pedido do Ministério Público do Estado, que, após encerrada a instrução processual, apresentou em suas alegações finais o pedido de absolvição imprópria do acusado com “a consequente aplicação da medida de segurança consistente em tratamento ambulatorial”.

Duboc foi acusado de ter invadido e quebrado a porta da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, em Vitória, em março do ano passado. O delegado também havia sido denunciado por ameaça e desacato. Na época, ele chegou a ser preso.

Na sentença do caso, no entanto, a juíza responsável considerou a denúncia por desacato improcedente, isso porque, durante os atos do processo, a própria vítima negou ter sido desacatada.

“Está devidamente comprovada, diante de todo o conjunto probatório constante nos autos, a prática dos delitos de violação de domicílio, ameaça e dano pelo acusado Daniel Augusto Duboc Ferreira, não restando demonstrada, contudo, a prática do delito de desacato, razão porque se revela imperiosa a sua absolvição por estar provada a inexistência do fato em relação a este último delito”, descreveu a magistrada na sentença.

Matéria relacionada

Deputados estaduais aprovam Orçamento do Estado para 2026

Deputados estaduais aprovam Orçamento do Estado para 2026

Deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovaram, durante a terceira sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 664/2025, que trata da Proposta Orçamentária Anual

Hospital Evangélico participa de mutirão nacional e amplia acesso a cirurgias eletivas pelo SUS

Hospital Evangélico participa de mutirão nacional e amplia acesso a cirurgias eletivas pelo SUS

O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) participou do maior mutirão de cirurgias eletivas já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição realizou mais de 30 procedimentos durante

Operação da PF prende o desembargador capixaba Macário Júdice Neto no RJ

Operação da PF prende o desembargador capixaba Macário Júdice Neto no RJ

O desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), foi preso nesta terça-feira (16) pela Polícia Federal (PF), na 2ª fase da Operação Unha

Vila Velha abre 100 mil m² de áreas para novos negócios no Polo de Novo México

Vila Velha abre 100 mil m² de áreas para novos negócios no Polo de Novo México

Foi publicada no último dia 11 de dezembro, no Diário Oficial de Vila Velha, a Lei nº 7.350/25, de autoria do prefeito Arnaldinho Borgo, que autoriza a desafetação e alienação

Vila Velha instala 16 indicadores educativos de velocidade em vias movimentadas

Vila Velha instala 16 indicadores educativos de velocidade em vias movimentadas

Em um esforço contínuo para aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes, a Prefeitura de Vila Velha iniciou a instalação de 16 indicadores educativos de velocidade em

Número de idosos que trabalham chega a 181 mil no ES, diz IBGE

Número de idosos que trabalham chega a 181 mil no ES, diz IBGE

O número de idosos — ou seja, pessoas com 60 anos ou mais — que trabalham no Espírito Santo bateu recorde e alcançou 181 mil. O dado é o mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *