quinta-feira, 25 de junho de 2026

115 novas viaturas semiblindadas são entregues à Polícia Militar e serão distribuídas pelo ES

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, realizou, nesta terça-feira (5), a entrega de 115 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES). Com investimento total de R$ 21 milhões, a aquisição fortalece o policiamento ostensivo e amplia a proteção das guarnições nas regiões capixabas.

A entrega faz parte de um conjunto de ações do Governo voltadas à renovação e ampliação da frota da corporação, contribuindo para um Espírito Santo cada vez mais seguro.

“Esse é um momento em que reafirmamos nosso compromisso com um Espírito Santo cada vez mais seguro, para que as pessoas possam viver em paz e realizar seus sonhos. Vamos continuar dando às nossas forças de segurança valorização e fortalecimento, para que possam seguir liderando esse processo que vivemos em nosso Estado. Quero agradecer a todos os praças e oficiais da Polícia Militar e também às demais forças de segurança pelo melhor mês de abril da nossa história, com redução em todos os crimes. Isso é resultado de muito trabalho e investimento”, afirmou o governador.

Os novos veículos, modelo Renault Duster 1.3 TCe, são equipados com motorização turbo de até 163 cavalos de potência e transmissão automática CVT, oferecendo melhor desempenho nas respostas operacionais, especialmente em ocorrências que exigem deslocamento rápido e atuação em áreas de difícil acesso.

As viaturas também contam com proteção balística semiblindada e um pacote ampliado de segurança, sistema de sinalização de emergência, compartimento de custódia para conduzidos e preparação para equipamentos de comunicação.

Para o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim, a entrega fortalece a presença das forças de segurança no Espírito Santo. “São investimentos constantes do Governo do Estado na modernização da nossa Polícia Militar. Quando oferecemos mais segurança aos policiais e melhoramos as condições de trabalho, ampliamos também a eficiência dos atendimentos prestados à população e a capacidade de resposta às ocorrências. É a presença ostensiva da PMES nas ruas”, destacou.

As novas viaturas serão distribuídas entre batalhões e companhias independentes da PMES em diferentes regiões do Estado, incluindo unidades operacionais da Grande Vitória, do interior e especializadas, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção da Mulher (CIMU).

Rio Doce
Do total de novas viaturas, 62 foram adquiridas por meio de recursos provenientes do acordo judicial de reparação dos danos causados pelo Desastre de Mariana, com aporte de R$ 11,3 milhões. Os veículos auxiliarão os trabalhos de segurança em 11 cidades capixabas diretamente impactadas pelo rompimento da barragem: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.

Esses recursos foram repassados ao Estado, e sua aplicação é coordenada pela Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd). O investimento amplia a cobertura do policiamento motorizado em áreas urbanas e rurais, inclusive em locais de difícil acesso, promovendo maior proximidade com a comunidade, prevenindo delitos e reforçando a sensação de segurança da população.

“Além destes recursos, a Serd e a Sesp já firmaram termos de cooperação, em 2025, para a aquisição de novos veículos para atuação na Bacia do Rio Doce. São viaturas para o Corpo de Bombeiros, para a Polícia Militar, para a Polícia Ambiental e para a Polícia Civil. Além da segurança pública, são investimentos para potencializar a fiscalização ambiental e o atendimento a emergências”, comentou a secretária de Estado de Recuperação do Rio Doce, Margareth Saraiva

Matéria relacionada

Greve nacional dos garis é suspensa após assembleia e lixo volta a ser recolhido no ES

Greve nacional dos garis é suspensa após assembleia e lixo volta a ser recolhido no ES

A greve nacional dos garis que teve início nesta segunda-feira (22) foi suspensa um dia depois após uma reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT-Contracs

Triatletas capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade

Triatletas capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro da modalidade

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), alcançaram resultados expressivos no último sábado (20) durante a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro

Garis vão fazer passeata e dizem que greve será mantida em mais de 20 cidades do ES

Garis vão fazer passeata e dizem que greve será mantida em mais de 20 cidades do ES

Garis e coletores de lixo em todo o País estão em greve desde esta segunda-feira (22). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e

Suspeito é preso após matar mulher alegando que ela estaria “possuída” na Serra

Suspeito é preso após matar mulher alegando que ela estaria “possuída” na Serra

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante suspeito de assassinar uma mulher no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, na noite desse domingo (21). Segundo a Polícia Militar, o

Obras do Expresso GV avançam com desvio de tráfego para pista de concreto na Avenida Carlos Lindenberg

Obras do Expresso GV avançam com desvio de tráfego para pista de concreto na Avenida Carlos Lindenberg

Em função do avanço das obras do Expresso GV, corredor exclusivo de ônibus em padrão BRT na Avenida Carlos Lindenberg, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade

Morre lavrador que recebeu dose excessiva de medicamento em hospital de Vitória

Morre lavrador que recebeu dose excessiva de medicamento em hospital de Vitória

Morreu na madrugada deste domingo (21), o lavrador Gilberto Aurich, de 30 anos, que estava internado na UTI desde abril no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória,