Utilizando sua experiência em segurança pública para ministrar palestras voluntárias sobre o assunto e orientações sobre violência doméstica, principalmente para as mulheres. É o que tem feito o guarda municipal Samuel Nunes, comandante da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) em 2017, período de enfrentamento da crise na segurança pública instalada no Espírito Santo.
Ele, que é vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), tem sido convidado para ministrar as palestras em diferentes ambientes.
“Essa foi a forma que eu encontrei de usar os meus conhecimentos e a minha experiência profissional para alertar as mulheres sobre os perigos que a violência doméstica apresenta e me colocar inteiramente a disposição para que possamos juntos combater de forma veemente o crescimento desse tipo de crime que nos assola diariamente com divulgações diárias nos veículos de comunicação relatando sobre vítimas de feminicidio e outros tipos de violência contra a mulher”, afirma Nunes.
Samuel Nunes diz que tem acompanhado com muita preocupação o crescimento da violência contra a mulher e decidiu usar sua experiência em prol do combate a esse tipo de violência.
O especialista, com formação em Assistência Social e pós-graduado em Gestão de Segurança Pública, tem se dedicado a ministrar as palestras de forma voluntária e sem custos para os interessados com o intuito de orientar as mulheres possíveis vítimas de violência doméstica sobre os seus direitos.
“Informar sobre a rede de proteção a mulher existente em nosso Estado e reforçar a necessidade de trabalharmos juntos a prevenção para que as mulheres não sofram consequências maiores”, diz.
Recentemente, por exemplo, Samuel Nunes foi convidado pela empresa Transilva Transportes, através da Técnica em Segurança do Trabalho Fabíola Batista Duarte, para uma palestra sobre o tema.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha da Vila