quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Bolsonaro: “Minhas impressões “

 

A política como objeto de estudo nos leva a fazer análises imparciais, tabulações sem bandeiras e interpretações das possibilidades, esses são os passos da política como ciência.

Entretanto, após o evento das eleições de 2022, lancei meus olhos neutrais para Jair Bolsonaro e comecei acompanhar mais de perto sua postura pós-eleição, especialmente nos últimos dias, quando esteve por aqui, no Espírito Santo.

Assim, concisamente, pontuo minhas ligeiras impressões da seguinte forma:

01. PRESSA PARA CONDENÁ-LO: Eu sou um brasileiro que confio na justiça, mas não acredito no judiciário. Estrategicamente, o PT está cometendo um erro crasso ao atacar excessivamente o ex-presidente, criando antíteses que estão transformando Bolsonaro em vítima e perseguido, ressuscitando seu principal adversário.

A pressa para condenar Bolsonaro pode ter efeitos políticos devastadores, especialmente quando se tem um judiciário descredibilizado e sem o apoio da maioria absoluta da população.

Contudo, uma das coisas que mais me impressionou foi o fato de Bolsonaro não vestir a capa de vítima das circunstâncias e não transformar seu discurso em lamento, ele falou e tocou no assunto sem amargura na face e sem nenhum temor.

Diferente dos seus adversários que demonstram pressa para condená-lo, Bolsonaro não tem pressa de provar que é inocente, foi o que percebi.

02. SIMPLICIDADE: Muito me chamou atenção o fato do ex-presidente pagar suas passagens aéreas do próprio bolso, não aceitar ficar em hotel de luxo, contentando-se com um quarto na casa do senador Magno Malta. Qualquer chefe ou ex-chefe de Estado tomaria algumas precauções sobre conforto e segurança, mas, Bolsonaro quebrou o protocolo da vaidade e mostrou modéstia e simplicidade.

Na hora de comer mostrou que é gente como a gente, pediu moqueca de capixaba e nada de badejo, foi cação mesmo. Café na padaria popular com copo americano, pão com manteiga e água de 500 ml. A camisa não era de grife, o sapato estava meio surrado e a calça bastante batida.

O cara é simples!

03. LIDERANÇA: Vale destacar o semblante dos bolsonaristas, eles queriam tocar e apertar a mão do mito, esse era o refrão. Abraçava as pessoas simples, especialmente idosos e crianças. Cismado, olhava para algumas pessoas e não fazia muita questão dos ditos acadêmicos, essas gente perfumada pela arrogância.

Uma piada, um pedaço de abacaxi de Marataízes, uma roda de bate papo e um homem que, naturalmente, regia uma alucinada orquestra, uma voluntária multidão que nutre a viva esperança nele e por ele.

Bolsonaro é um cara simples, essa foi a minha impressão.

Weverton Santiago

Teólogo Presbiteriano e Cientista Político.

As informações contidas são de responsabilidade do  Autor.

 

Matéria relacionada

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

  O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia”, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (07), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

    Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Do alto do Pico Itaúnas ao Rio Jucu, encontra-se uma área estratégica que marca parte do limite entre os municípios de Vila Velha e Viana. Esse território, com cerca de

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

Tem chamado cada vez mais a atenção do mercado o fato de Vila Velha se manter como líder em desenvolvimento imobiliário no Espírito Santo. A cidade – que chegou a

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Sine Vila Velha e Hospital Evangélico realizam evento com 125 vagas de emprego

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Sine, e a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES) firmaram parceria para promover

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Feirão de empregos de Vila Velha abre mais 30 vagas para engenheiro civil

Quem quer começar o ano novo com emprego novo, em Vila Velha, deve se apressar. O feirão “Emprego Já”, que começou nesta quarta-feira (22), com 655 vagas em oferta, termina