domingo, 23 de fevereiro de 2025

TCU decide que governo pode fazer acordo para negociar concessão da BR-101

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (2) que as empresas que administram concessões no setor de infraestrutura podem desistir de devolver os ativos. A definição pode impactar a concessão da BR 101 no Espírito Santo e também de alguns aeroportos do país, como o Galeão, no Rio de Janeiro e o de Viracopos, em Campinas.

O processo da BR-101 no Espírito Santo, por exemplo, já havia sido pautado em outras sessões, e teve origem após a ECORodovias, responsável pela estrada federal no estado, sinalizar em julho de 2022, a desistência do contrato de concessão da estrada.

Os ministros dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Márcio França, acompanharam o julgamento no plenário do TCU.

A consulta foi dividida em duas perguntas. A primeira é se haveria alguma objeção do TCU ao entendimento de que o caráter irrevogável da relicitação se restringe à iniciativa da empresa responsável pela concessão.

O segundo questionamento do governo foi sobre quais seriam as balizas técnicas que o gestor deve apontar na sua motivação para o encerramento do processo de licitação em caso da iniciativa ser do poder concedente.

Pela decisão do órgão fiscalizador, o processo de relicitação pode ser encerrado caso haja consenso entre governo e concessionária. O julgamento definiu, portanto, se e como o governo pode cancelar relicitações de ativos de infraestrutura já em andamento, para manter a operadora que inicialmente pediu para devolver a operação.

O relator, ministro Vital do Rêgo, elencou 15 condicionantes para que as relicitações nesses moldes sejam possíveis. Entre os critérios está o não descumprimento dos termos de ajustamento e a formalização de interesse em permanecer sendo prestador, respeitando o critério de continuidade da prestação do serviço público.

O entendimento do relator foi seguido pelos demais ministros, em consenso classificado por ele como “histórico” e avanço para o serviço público. “São R$ 85 bilhões que estão travados esperando essa decisão”, disse.

“Em uma matéria dessa dimensão, estarmos todos consensualizados, é histórico. Nesse julgamento não há debates, e sim troca de informações que só enriquecem o resultado final”, afirmou Vital do Rêgo.

Governo comemora decisão

França e Renan Filho elogiaram a decisão do TCU. “É uma decisão histórica, inovadora e que dá margem para fazermos eventuais adequações”, comemorou França.

Renan Filho disse que a aprovação do acórdão significa um novo momento para o País. Segundo ele, a decisão abre um caminho para a otimização e o reequilíbrio dos contratos. “Isso no ambiente do Ministério dos Transportes vai permitir algumas coisas como trazer de volta saúde aos contratos doentes”, afirmou.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na