sábado, 22 de fevereiro de 2025

São Mateus conquista selo de Indicação Geográfica da pimenta-rosa e produtores esperam expandir vendas

 

O Espírito Santo é o maior produtor e exportador de pimenta-rosa (aroeira) do Brasil. São Mateus, na Região Norte, é responsável por mais da metade da produção do estado e recentemente recebeu a Indicação Geográfica (IG), que garante o selo de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país e atende todas as exigências do mercado.

A concessão da indicação publicada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fortalece o nome do município nos mercados nacional e internacional.

A produção é voltada principalmente para exportação, sendo consumida em mercados como os da Europa, Ásia e Estados Unidos. Devido à valorização no exterior, a pimenta-rosa passou a figurar como um dos principais produtos na pauta de exportação capixaba.

São Mateus é grande polo de produção e processamento, líder nas técnicas de manejo da espécie e considerado o maior produtor e exportador mundial desde 2012, além de ser reconhecido, em 2020, como capital estadual das especiarias, de acordo com a documentação enviada pela Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (NATIVA).

Em 2016, por exemplo, a produção capixaba chegou a cerca de 300 toneladas por ano, sendo 200 colhidas apenas em São Mateus.

O cultivo teve início há cerca de 20 anos, como complementação de renda das pessoas que viviam da pesca e da cata do caranguejo, tendo grande sucesso produtivo. Esse êxito se deve às condições da região litorânea onde se localiza o município, com solo bem drenado e arenoso, bem como às características da produção que favorecem seu desenvolvimento, tendo custo relativamente baixo.

Deve-se destacar ainda a qualidade do produto, que influencia diretamente na notoriedade de São Mateus. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a pimenta-rosa da cidade possui qualidade superior e menor toxicidade que a especiaria produzida em outras regiões.

Ana Paula Martin, uma das produtoras beneficiadas com o selo, destacou a possibilidade de expandir os negócios com a certificação.

“É a garantia do mercado e a garantia também da qualidade dos nossos produtos e o reconhecimento em todo âmbito nacional e internacional”, disse a produtora.

A certificação também aumenta a responsabilidade dos produtores, que precisam manter o alto padrão do produto.

“Tem que ter pessoas dentro da associação, uma organização, um bom controle de qualidade para poder manter essa fama, essa qualidade, e a gente não correr o risco de ficar uma indicação geográfica engavetada e sem uso ou vir a perder esse selo”, disse Fabiana Ruas, técnica do Incaper.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na