Cidades do Espírito Santo receberam um alerta vermelho – mais alto na escala de risco – do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a ocorrência de chuvas fortes e alagamentos a partir desta sexta-feira (22).
De acordo com o instituto 31 cidades do Sul e da região Serrana do Espírito Santo podem registrar volumes de chuva de até 100 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água em um metro quadrado) e ventos de até 100 km/h.
“Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”, adverte o instituto.
O restante do Espírito Santo, com exceção do Norte, tem alerta amarelo de perigo potencial para chuvas fortes. O volume de chuva pode chegar a 50 milímetros.
A chuva forte é causada pela passagem de uma frente fria, que se formou no Sul do País e vai avançar para o Sudeste nos primeiros dias do outono, que começou nesta quarta-feira (20).
O Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193), em caso de ocorrências por conta das chuvas.
Veja a lista de cidades em alerta
Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante