segunda-feira, 22 de junho de 2026

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

A gestão de Cariacica segue acumulando reconhecimentos pela qualidade, integridade e compromisso com a transparência. Nesta quarta-feira (10), o município recebeu mais um Selo Diamante, desta vez concedido pelas entidades Transparência Capixaba e ES em Ação, reforçando o avanço das políticas públicas voltadas à clareza das informações e à boa governança.

A classificação máxima foi definida com base no desempenho de Cariacica no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025, que utiliza critérios da Transparência Internacional – Brasil e do Instituto Governo Aberto.

Foram avaliados:
– Cumprimento das recomendações do Guia de Transparência e Governança Pública;
– Assinatura do Termo de Compromisso em Transparência e Governança Pública;
– Alcance de pontuação igual ou superior a 95 no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).

Em 2025, Cariacica alcançou 97 pontos, registrando aumento de 3,6 pontos em relação ao ano anterior. O município ainda atendeu: 100% dos 24 itens imprescindíveis; 100% dos 24 itens altamente recomendados; e 11 dos 12 itens recomendados (o mínimo exigido era 9).

O prefeito Euclério Sampaio destacou que o resultado confirma o compromisso da gestão com práticas modernas e responsáveis.

“Cariacica vive um momento de avanços, e a transparência é um pilar fundamental de tudo o que estamos construindo. Ser reconhecidos com o Selo Diamante pela Transparência Capixaba e ES em Ação mostra o compromisso da nossa gestão com a seriedade, o respeito ao cidadão e a boa governança. Vamos continuar trabalhando para que Cariacica seja referência não só em obras e serviços, mas também em integridade e transparência.”

O secretário municipal de Controle e Transparência, Jorge Saadi, também ressaltou a evolução dos processos internos.

“Este resultado é fruto de um trabalho contínuo de modernização da gestão e do nosso compromisso com a transparência fiscal. Investimos em processos mais eficientes, na melhoria dos sistemas de informação e na ampliação do diálogo com a população. Receber o Selo Diamante reforça que estamos no caminho certo, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e clareza.”

Diamante no PNTP 2025
Na última semana, o município já havia conquistado o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) pelo segundo ano consecutivo, alcançando 96,16% de cumprimento dos requisitos.

O PNTP é uma iniciativa da Atricon, em parceria com o TCU e o TCE-MT, que orienta, padroniza e fiscaliza a transparência das informações produzidas ou custeadas pelo poder público em todo o país.

O resultado reforça o compromisso de Cariacica com a boa gestão, prestação de contas e fortalecimento da confiança da população.

Matéria relacionada

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

    A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e de cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), deflagrou, nesta sexta-feira (19),

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

    A força do campo, os sabores da agricultura familiar e a valorização das tradições rurais marcaram o primeiro dia do Festival da Colheita, realizado nesta sexta-feira (19), na

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Todas as coisas cooperam para o bem! O público de Cariacica pode se preparar para uma noite de muita emoção neste sábado (20), durante o primeiro dia das comemorações pelos

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Com a chegada da Copa do Mundo 2026, as pessoas ficam mais animadas e desatentas na internet, e esta é a combinação perfeita para cair em golpes digitais. A Kaspersky,

Motorista que causou acidente que matou família na BR-101 é preso no ES

Motorista que causou acidente que matou família na BR-101 é preso no ES

O motorista suspeito de provocar o acidente que vitimou fatalmente uma família de quatro pessoas na BR-101, no município de Jaguaré, em dezembro do ano passado, foi preso na noite

Mega-ação oferecerá mais de 190 serviços gratuitos no próximo sábado, em Vila Velha

Mega-ação oferecerá mais de 190 serviços gratuitos no próximo sábado, em Vila Velha

O Campo do Normilhão, na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, viverá um sábado diferente no próximo dia 20. A 3ª Edição do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania