O deputado estadual Denninho Silva (União Brasil) cobrou da empresa Zurich Airport Brasil, administradora do Aeroporto de Vitória, que ela suspenda o retorno da rota antiga de desembarque de aviões no local, pois eles passam pela parte continental da Capital, trazendo de volta os mesmos transtornos com o barulho das aeronaves.
Denninho afirmou que os voos no espaço aéreo sobre os bairros de Goiabeiras, Morada de Camburi, Mata da Praia e Boa Vista – principalmente – voltaram a perturbar o sono dos moradores, sobretudo idosos e crianças.
Conforme relatou em seu discurso na Assembleia, durante a sessão na tarde desta segunda-feira (26), o barulho das aeronaves tem prejudicado muito, principalmente pessoas idosas, com problemas de saúde e que necessitam de repouso por recomendação médica. “Nesses bairros moram muitos idosos que precisam de repouso, mas estão sofrendo com esse incômodo, que nós já tínhamos nos livrado dele com a entrega da nova pista há alguns anos”, denunciou.
Deninho disse que se encontrou, há 20 dias, com o diretor da Zurich, Fernando Castro, e o executivo teria garantido a ele que “em poucas horas” voltaria a funcionar a rota de desembarque sobre o mar, o que estava dependendo apenas de um reparo na pista 2 do aeroporto.
“Mas já se passaram vários dias e o problema continua causando grandes transtornos, principalmente, no horário entre às 8 horas da noite e 1 hora da madrugada”, reclamou.
Denninho chegou a fazer um apelo aos deputados petistas Iriny Lopes e João Coser para tentarem ajudar a resolver o problema fazendo gestões no governo federal para que autoridades da área aeroportuária possam interferir na questão.
“Mais de 100 mil moradores da região continental (Grande Goiabeiras) voltaram a sofrer com esse transtorno de aviões 1 hora da madrugada passando baixo, aterrorizando e assustando os idosos da região”, protestou.