segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Justiça determina demolição de 14 imóveis em praias da Serra

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão que determina a desocupação e a demolição de imóveis construídos irregularmente em área de preservação permanente, localizada às margens da Rua Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida, em Manguinhos, bem como na zona urbana de Manguinhos – local conhecido como Curva da Baleia, no município da Serra. O prazo é de 90 dias.

A decisão é resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF em 2016 para combater a ocupação e a degradação irregular de áreas protegidas na região.

A União e o município da Serra também são réus na ação e foram condenados a demolirem os imóveis em caso de descumprimento da decisão por parte dos ocupantes, além da obrigação de fiscalizarem a área com o objetivo de impedir novas ocupações.

A decisão da 1ª Vara Federal de Serra destaca que as investigações do MPF foram iniciadas nos anos de 2007 e 2013 e que as situações de ocupação irregular e aterro em área de manguezal ratificam a postura omissa do Poder Executivo em relação aos danos ambientais nesses locais.

Por esse motivo, a determina a efetiva fiscalização para impedir que novas violações ao meio ambiente ocorram.

A sentença prevê ainda que a União, o município da Serra e os 14 particulares condenados têm a obrigação solidária, ou seja, devem atuar em conjunto para recuperar o meio ambiente degradado. Isso inclui áreas de vegetação natural como a restinga e o manguezal, que são vitais para a vida marinha e para proteger a costa.

O plano de como essa recuperação será feita será elaborado com a participação obrigatória de órgãos técnicos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Além da recuperação física, todos os réus terão que pagar uma indenização por todos os danos ambientais que, porventura, não puderem ser recuperados tecnicamente. Esse valor será revertido para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, que financia projetos de proteção ao meio ambiente e a outros direitos coletivos.

“A atuação do MPF com esta ação pretende que os bens de uso comum do povo como as praias, os manguezais e as restingas, sejam efetivamente protegidos”, destaca o procurador da República Carlos Vinicius Cabeleira.

A Prefeitura da Serra informa, em nota, que tem conhecimento da decisão e está adotando as providências necessárias, com a devida análise técnica e jurídica, para avaliar a possibilidade de interposição de recurso.

Matéria relacionada

Servidora do INSS suspeita até de aposentar morto em fraude de R$ 200 mil

Servidora do INSS suspeita até de aposentar morto em fraude de R$ 200 mil

Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Illicitus, para desarticular um esquema de fraudes na concessão de benefícios previdenciários, no Espírito Santo. Foram cumpridos cinco mandados de busca

Mais de 600 professores aprovados em concurso são nomeados para atuarem em Cariacica

Mais de 600 professores aprovados em concurso são nomeados para atuarem em Cariacica

Mais de 600 professores aprovados no Concurso Público, Edital nº01/2024 , foram nomeados para atuarem na rede municipal de ensino de Cariacica. As nomeações foram divulgadas no Diário Oficial de

Regulamentada lei que proíbe fogos de artifício com estampido em todo o ES

Regulamentada lei que proíbe fogos de artifício com estampido em todo o ES

O Governo do Estado do Espírito Santo publicou, na última terça-feira (09), o Decreto nº 6.257-R/2025, que regulamenta a Lei Estadual nº 11.703/2022 que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, queima e

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

Rodoviários aceitam proposta de reajuste e cancelam greve de ônibus

A greve de ônibus, que poderia acontecer no Espírito Santo a partir desta quinta-feira (11), está cancelada. Em assembleia, realizada nesta quarta-feira, os rodoviários aceitaram a proposta de reajuste salarial

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

Cariacica conquista Selo Diamante em transparência e governança pública em 2025

A gestão de Cariacica segue acumulando reconhecimentos pela qualidade, integridade e compromisso com a transparência. Nesta quarta-feira (10), o município recebeu mais um Selo Diamante, desta vez concedido pelas entidades

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Polo de inovação em Vila Velha com 200 empresas parceiras até 2029

Um polo de inovação que terá atividades por toda a cidade foi lançado em Vila Velha na 28ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila)