A Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, terá câmeras de videomonitoramento para garantir a segurança dos ciclistas que trafegarem por ela. A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
A via passou pelo primeiro “test drive” na última quarta-feira (05), quando cerca de 20 ciclistas passearam pelo espaço, inclusive membros da Federação Espírito Santense de Ciclismo.
O secretário Fábio Damasceno informou que serão várias câmeras em toda a via. O governo investiu bastante em segurança”, afirmou o presidente da federação, Marcos Paulo Silva Duarte, que participou do test drive.
Publicada no dia 22 de junho, a Resolução 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que patinetes, bicicletas e skates elétricos podem trafegar por ciclovias, desde que tenha potência máxima de 1 mil watts e atingir a velocidade máxima de 32 km/h.
Os limites de velocidade podem ser adequados de acordo com cada prefeitura e governo de Estado no Brasil e, de acordo com Duarte, a federação entrará com pedido para que o limite de velocidade na via seja de 20 km/h.
Ciclovia aprovada pelos ciclistas?
Mas afinal, a pista foi aprovada ou não pelos ciclistas? Se depender de Duarte e da federação, a resposta é sim. De acordo com o dirigente, a via é única no Brasil e oferece ao usuário uma vista de tirar o fôlego.
Além disso, há também a tranquilidade para o ciclista trafegar sem se preocupar com o risco de ser atingido por algum outro veículo.
“Está mais que aprovada, é realmente um lugar bacana, com uma vista linda. No trânsito, nós ciclistas sempre fomos vistos como obstáculos, agora temos um espaço só nosso. Como ciclista, deixar de pensar em morte e pensar em vida é algo muito prazeroso, que traz muita felicidade”, revelou.
A previsão de entrega da ciclovia é ainda para o mês de julho, juntamente com a obra de extensão da Terceira Ponte.