quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Censo atrasa e IBGE prevê divulgar resultado definitivo em abril

 

Gustavo Andrade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou nesta quinta-feira (2) que pretende divulgar resultados definitivos do Censo Demográfico 2022 no próximo mês de abril.

Para finalizar o levantamento, marcado por atrasos, o instituto tenta reduzir as recusas de parte da população em receber os recenseadores.

“Após seis meses em campo, um dos principais desafios para a conclusão do Censo 2022 é o número alto de recusas para responder ao questionário. No país, a taxa média chega a 2,43%, em dados atualizados no último dia de janeiro”, afirmou o IBGE.

“Esse percentual é consideravelmente maior em localidades onde há maior concentração populacional. Em São Paulo, que lidera o ranking entre os estados, a taxa de recusas é de 4,49%, o que equivale a cerca de 720 mil domicílios em que o morador se recusou a prestar informações ao IBGE”, completou.

O órgão já destacou em outras ocasiões que há risco de multa para quem negar o fornecimento dos dados estatísticos, protegidos por sigilo. Iniciada em agosto, a coleta das informações do Censo estava prevista para ser concluída em três meses, até outubro do ano passado.

O trabalho, porém, já leva o dobro da estimativa inicial. Ao longo da pesquisa, o IBGE relatou dificuldades para contratar e manter em campo os recenseadores.

Parte desses trabalhadores, contratados de maneira temporária, reclamou de atrasos em pagamentos e de valores em nível abaixo do esperado. Houve desistências e ameaça de greve ao longo da coleta.

Nesta quinta, o IBGE disse que a cobertura dos setores censitários (espaços de divisão do território) foi praticamente concluída em janeiro.

Em fevereiro e março, o instituto planeja seguir com o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo. Nessa etapa, estão previstas, por exemplo, tentativas de reversão de recusas e revisitas a domicílios com moradores ausentes.

“A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023”, afirmou o órgão.

Em dezembro, o instituto havia sinalizado que pretendia publicar os dados em março.

 

Quase 90% da população foi recenseada

Desde o início da operação, em 1º de agosto, até o dia 31 de janeiro, foram recenseadas 185,8 milhões de pessoas no país. O contingente representa cerca de 89,45% da população calculada na prévia do Censo (207,8 milhões de pessoas), divulgada em dezembro.

O resultado prévio foi publicado devido à necessidade do IBGE de encaminhar dados populacionais para o TCU (Tribunal de Contas da União). O repasse baliza os cálculos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fonte de recursos das prefeituras.

A metodologia usada, porém, foi alvo de contestações na Justiça de municípios que perderam população com as estatísticas parciais e, consequentemente, receitas do fundo.

Em janeiro, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu uma liminar restabelecendo a divisão anterior dos recursos.

Nos anos de Censo, são enviados ao TCU os dados do próprio recenseamento. Mas, como a coleta de 2022 só será finalizada em 2023, o instituto teve de fazer adaptações na metodologia da prévia, utilizando projeções para complementar os resultados apurados nos domicílios até 25 de dezembro.

Nos anos sem Censo, o IBGE compartilha as chamadas estimativas populacionais com o TCU. Essas projeções seguem um modelo de tendência a partir dos dados do último Censo concluído neste caso, seria o de 2010.

O número de brasileiros já recenseados corresponde a 87,11% da estimativa da população divulgada em 2021 (213,3 milhões).

Matéria relacionada

Instituto emite dois alertas de chuva forte para 52 cidades do ES

Instituto emite dois alertas de chuva forte para 52 cidades do ES

    O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu dois alertas para o risco de chuvas intensas em 52 municípios do Espírito Santo. Ambos os avisos meteorológicos são válidos até

Boas Práticas: Câmara de Vitória apresenta modelo de gestão pública eficiente em congresso nacional

Boas Práticas: Câmara de Vitória apresenta modelo de gestão pública eficiente em congresso nacional

    O  Presidente da Câmara Municipal de Vitória, Leandro Piquet, participa em Brasília, entre os dias 11 e 13 de dezembro, do 1º Congresso de Defesa da Integridade: Novos

Câmara derruba veto e aumenta salário de prefeito, vice e secretários de Vila Velha

Câmara derruba veto e aumenta salário de prefeito, vice e secretários de Vila Velha

    A Câmara de Vila Velha rejeitou, na tarde desta segunda-feira (9), o veto do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) ao projeto de Lei que aumentaria o seu próprio salário

Gestão Municipal recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE

Gestão Municipal recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE

  O prefeito Arnaldinho Borgo recebeu, nesta terça-feira (10), a certificação do Selo Diamante, mais alto nível de qualidade, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) conquistado pela Prefeitura de

Guarda Municipal de Presidente kennedy inicia treinamento para uso de arma de fogo

Guarda Municipal de Presidente kennedy inicia treinamento para uso de arma de fogo

    Nesta segunda-feira (09), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Presidente Kennedy deu início ao curso de armamento e tiros, em parceria com a Guarda Municipal de Vila Velha.

Vila Velha lidera crescimento do mercado imobiliário na Grande Vitória

Vila Velha lidera crescimento do mercado imobiliário na Grande Vitória

    O mercado imobiliário da Grande Vitória segue em alta e Vila Velha se mantém como protagonista do setor, segundo dados da 43ª edição do Censo Imobiliário realizado pelo