sábado, 26 de abril de 2025

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da Orla de Camburi em reunião na Câmara Municipal de Vitória, na tarde desta quinta-feira (20). E o Legislativo municipal atendeu ao pleito.

O encontro, convocado pelo vereador Armandinho Fontoura (PL), presidente da Comissão de Obras e Serviços, deliberou um tempo de 180 dias para os quiosques se adaptarem às exigências da SPU, seis vezes mais do que o órgão federal havia determinado inicialmente.

Durante a semana, a SPU oficiou os empreendimentos a retirarem seus mobiliários (cadeiras, mesa, palco) de alguns pontos das praias.

A dilação do prazo foi encaminhada por ofício à Prefeitura de Vitória e à Secretaria de Patrimônio. Além desse ato, a reunião na Câmara instituiu um grupo de trabalho entre Legislativo, Executivo e empreendedores da região para acompanhamento e colaboração na tarefa de adequação. E oficiou a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) a entregar um Plano de Gestão Integrada (PGI) das praias.

“Nos estamos num momento de fogo cruzado, crucial aqui para o Espírito Santo. É tempo de verão. Nós abrimos o Carnaval do Brasil, a cidade está cheia, movimentada. É um período muito importante para todos os empreendedores da Curva e de Camburi. E é por isso que estamos aqui para propor um acordo”, comentou Armandinho.

O representante do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) , Rodrigo Vervloet, ressaltou o prazer dos capixabas e dos turistas de frequentarem esses espaços no município.

“O que a gente quer é entrar num entendimento com a SPU, com os poderes fiscalizatórios e com os empresários. O que aconteceu foi em um momento muito inoportuno, em pleno Carnaval. A gente quer se adequar. Nós só precisamos de compreensão do Poder Público para termos mais tempo”, observou.

O dono do bar Barlavento (Orla de Camburi), Pedro Paulo Moyses, lamentou não ter havido diálogo com os quiosques antes das autuações da SPU. “Nós não estamos ali para desobedecer a uma ordem, para fazer nada irregular. O que a gente precisa é de abertura, diálogo, para que tenhamos prazo”, reforçou.

Além dos comerciantes e vereadores, compareceu à reunião da Câmara a Gerente de Fiscalização de Posturas e Edificações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Bianca Assis.

Segundo ela, a iniciativa das intimações não foi da Prefeitura de Vitória. “Nós recebemos 32 notificações, a partir de novembro de 2024, e demos seguimento à determinação”, informou.

Matéria relacionada

Suspeito é preso com moto roubada 22 dias depois de receber alvará de soltura

Suspeito é preso com moto roubada 22 dias depois de receber alvará de soltura

Um suspeito, de 33 anos, foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória com uma motocicleta roubada, na tarde desta quarta-feira (23), no Centro da capital capixaba. Ele estava em

Novo acesso liga Ilha do Boi ao Centro de Vitória passando embaixo da Terceira Ponte

Novo acesso liga Ilha do Boi ao Centro de Vitória passando embaixo da Terceira Ponte

Atenção moradores e frequentadores da Curva da Jurema e Ilha do Boi. Na segunda-feira (28), a prefeitura de Vitória vai abrir o acesso sul para quem precisa ir em direção

Câmara de Vila Velha cria Comissão de Desburocratização e realiza 1ª reunião nesta quarta-feira (23)

Câmara de Vila Velha cria Comissão de Desburocratização e realiza 1ª reunião nesta quarta-feira (23)

A Câmara de Vila Velha dá um passo importante rumo à modernização legislativa, buscando garantir novas melhorias no ambiente de negócios do município e fomentar ainda mais a sustentabilidade do

Vila Velha oferece 1.023 vagas gratuitas para diversas atividades físicas

Vila Velha oferece 1.023 vagas gratuitas para diversas atividades físicas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha está oferecendo 1.023 novas vagas em aulas gratuitas para diversas atividades físicas, em vários núcleos esportivos, localizados nas cinco

Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha

Sistema Transcol e Aquaviário terão programação especial para Festa da Penha

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado Espírito Santo (Ceturb-ES) preparou uma programação especial para atender os devotos de Nossa Senhora da Penha, que forem participar das

Seis suspeitos de integrarem “Gangue da Hilux” são presos durante operação no ES

Seis suspeitos de integrarem “Gangue da Hilux” são presos durante operação no ES

Seis suspeitos de integrarem 'Gangue da Hilux' foram presos durante operação realizada pela Polícia Civil nesta terça-feira (22). Dois suspeitos foram presos em João Neiva, três receptadores foram presos em