Quatro vezes campeão da Copa Espírito Santo, o Vitória está em mais uma final. Pela sexta vez em sua história, o time alvianil vai decidir contra o Porto Vitória o título da segunda competição mais importante do calendário do futebol capixaba.
A classificação veio na tarde do último sábado (17), quando o Vitória bateu o Real Noroeste por 1 a 0, no Salvador Costa, na capital, pela última rodada da segunda fase do campeonato.
A final entre Vitória e Porto Vitória acontece em jogo único e será disputada no sábado (24), às 15 horas, no estádio Kleber Andrade. O campeão da Copa Espírito Santo garante vaga na Série D do Brasileiro do ano que vem.
Será a sexta final de Copa Espírito Santo da equipe do Vitória, que foi campeão em 2009, 2010, 2018 e 2022 e ficou com vice-campeonato em 2019.
O Vitória entrou na rodada com líder do Grupo B, com 14 pontos, três pontos a mais do que a Desportiva, e precisava apenas de um empate para confirmar a vaga. Porém, foi além e venceu o Real Noroeste.
Com o resultado, a equipe alvianil fechou a segunda fase em primeiro do Grupo B, com 17 pontos. A Desportiva, também neste sábado, venceu o Vilavelhense por 3 a 0, no Engenheiro Araripe, em Cariacica, e se despediu da competição na vice-liderança do Grupo B, com 14 pontos.
O gol que confirmou a classificação do Vitória para a final foi marcado pelo meia João Paulo, aos 13 minutos do segundo tempo, em um belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Neguete, do Real Noroeste.
Enquanto o alvianil vai em busca do pentacampeonato da Copa Espírito Santo, o Porto Vitória disputa pela primeira vez a final da competição. O melhor desempenho do time até então havia no ano passado, quando foi semifinalista e acabou eliminado pelo Serra.
Também neste sábado, o Porto goleou o Linhares por 4 a 0. O jogo apenas “cumpriu” tabela, mas reforçou o Porto Vitória como time dono do melhor ataque da competição: foram 19 gols marcados na segunda fase e somente dois sofridos.